Último mês para realizar o alistamento militar

    Termina dia 30 de junho o prazo para que jovens que completam 18 anos em 2017 realizem o alistamento militar. Anualmente, cerca de 1,8 milhão de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas. O alistamento também pode ser feito pela internet em alguns estados do País. O Rio Grande do Sul é um dos estados que conta com a disponibilidade da plataforma online para realizar o procedimento.

    O alistamento é obrigatório e, sem ele, o jovem fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.

    Documentos

    Os documentos necessários para efetivação do alistamento são certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. Após o alistamento, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para que possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do serviço militar.

    A Junta de Serviço Militar do município fica localizada acima do escritório da Corsan, na rua Barão do Upacaraí.