Aula inaugural dá início oficial às atividades do projeto Bombeiro Mirim

    O batalhão local do Corpo de Bombeiros realizou na manhã desta sexta-feira (26) a aula inaugural do projeto Bombeiro Mirim. A cerimônia foi realizada no salão de atos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e conduzida pelo major Max Geraldo Meinke, que está à frente do 10º Comando Regional de Bombeiros (10º CRB), que abarca, na área de cobertura, o batalhão local.

    O ex-comandante do 10º CRB, Pedro Ricardo Maron Burgel, atualmente diretor do Departamento Administrativo do Corpo de Bombeiros, ministrou a palestra intitulada “Construção de uma cultura prevencionista: a análise da implementação do projeto Bombeiro Mirim”.

    Meinke, durante seu pronunciamento, enfatizou que o projeto Bombeiro Mirim foi concebido como uma política do Comando do Corpo de Bombeiros, voltado para atividades de prevenção. “A atribuição constitucional da Corporação é prevenção e combate a incêndio. Ações de defesa civil, resgate e salvamento também são executados, mas a atribuição da corporação começa com a prevenção”, ressaltou o comandante.

    “A educação preventiva é trabalhada com as escolas, com a comunidade através de eventos, campanhas e também pelo projeto Bombeiro Mirim, que tem por objetivo construir, nos meninos e meninas alunos do projeto, para que sejam parceiros do Corpo de Bombeiros, conscientizando, tornando o ambiente doméstico e escolar menos perigoso”, disse Meinke.

    Durante o período em que o projeto é desenvolvido, os alunos participam de diversos eventos, entre os quais: Semana de Prevenção de Incêndio, formatura alusiva ao Dia do Bombeiro, guarda da Chama da Pátria, participações em exercícios simulados, desfiles, aulas de informática e participação no Encontro Regional de Bombeiros Mirins.

    Registraram presença no evento representantes do Legislativo, Executivo, Conselho Tutelar, além de pais e responsáveis dos alunos que integram o projeto.