Delegado Luis Eduardo Sandim Benites é empossado como titular da 9ª Delegacia Regional de Bagé

Na tarde de ontem (16), ocorreu no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, a solenidade de posse do delegado Luís Eduardo Sandim Benites como novo responsável pela 9ª Delegacia de Polícia Regional de Bagé. A Qwerty Portal de Notícias foi até a cidade vizinha realizar a cobertura desta solenidade. Durante sua fala, e muito emocionado, Benites falou sobre sua vida desde a infância. Ele disse também que a nova função será um grande desafio em sua carreira, enfatizando que “nós precisamos construir soluções multidisciplinares, com apoio de todos os segmentos, envolvendo a coletividade. O crime, infelizmente, é um dado da natureza humana, o qual poderemos controlar, mas jamais vamos erradicar”.

Já o delegado Alcindo Dutra Martins, disse que “tenho muito orgulho de ter trabalhado pela segunda vez em Bagé, minha terra natal, e encerrar minha carreira como delegado regional”, acrescentando que estava muito feliz pelo comparecimento de todos no ato solene realizado, em que o delegado Benites passou a assumir o cargo. Ele também desejou muito sucesso ao novo responsável pela pasta, sabendo que terá uma grande responsabilidade no trabalho que se faz no dia a dia. Alcindo finalizou sua fala dizendo que “podem crer que a Polícia Civil sempre supera obstáculos que ocorrem na vida policial, e o delegado Benites, que é bastante experiente, com graduação superior e pessoa ligada aos meios sociais terá muito sucesso”.

O prefeito Divaldo Lara também fez uso da palavra na solenidade. Destacou a atuação do delegado Alcindo, enquanto ele foi responsável pela 9ª Delegacia Regional e também de sua importância para a Segurança Pública na região. Divaldo disse também, que “o município de Bagé reconhece e agradece o grande trabalho que os policiais civis e a nossa segurança pública realizam na nossa cidade e na região. Exemplo e prova disso é o prestígio deste ato”, acrescentando a presença de prefeitos, vereadores e autoridades de todos os seguimentos, que demonstraram respeito à corporação e aos trabalhadores
que atuam na segurança pública.

Divaldo aproveitou a oportunidade também, para falar sobre Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) de Bagé, que é chefiada pelo delegado Paulo Veras Simões Pires, e que agora está criando a Guarda Municipal. “Esta guarda será um instrumento importante para auxiliar no combate deste grande fluxo de violência e crimes no nosso município. E é com parceria que iremos conveniar este projeto”, finalizou o prefeito, acrescentando que prontamente já foi atendido pelo diretor do DPI, Fernando Sodré, e também pelo delegado empossado Luis Eduardo Benites.

Em seu pronunciamento, Fernando Antônio Sodré de Oliveira, Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), agradeceu a parceria com a Prefeitura Municipal de Bagé, através do prefeito Divaldo Lara. E, principalmente, pelo prefeito ter estendido a mão através do convênio firmado, acrescentando que “nós não temos dúvida que o desafio da segurança pública hoje, exige de todos nós que se ermane, e busquem soluções conjuntas para o enfrentamento da violência”.

O diretor do DPI falou também do projeto ‘Mediar’, no qual a polícia prepara mediadores para os conflitos e crimes de menor potencial ofensivo, inclusive violência doméstica, o que segundo ele, reduzirá os índices desses crimes. Fernando disse ainda da importância no atendimento à comunidade, principalmente, nas Delegacias de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPAs), acrescentando que “minha prioridade sempre foi garantir condições de trabalho, e para isso temos que investir na melhora destas delegacias”, pois segundo Sodré, isso terá uma dupla finalidade: Primeiro, é realizar o atendimento ao cidadão. Temos que atender bem, de forma eficaz, eficiente e humana. Segundo, os policiais devem ter um espaço e boas condições de trabalho, pois estando bem, o serviço será prestado com mais qualidade”, explica.

Vale ressaltar, que na parte da manhã, ocorreu um encontro na Subseção da OAB entre os agentes de polícia de várias cidades da 9ª região, inclusive com policiais da Delegacia de Dom Pedrito, com a presença dos delegados Cristiano Ritta, responsável pela Defrec (Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas), Adriano de Jesus Linhares Rodrigues, que comanda a Força-Tarefa de Combate ao Abigeato e a titular da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), Daniela Barbosa de Borba, além do delegado Luis Eduardo Benites que foi empossado na 9ª Regional e do Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI). Em sua fala aos policiais, Fernando falou sobre diversos pontos como aumento, promoções, remoções, aposentadoria e a aquisição das novas armas da marca Glock. Ele também falou da importância e da imagem que a polícia formou junto a sociedade e o próprio governo.