Inscrições para candidatos a recenseadores podem ser feitas até o dia 23 de maio

    (Foto: Reprodução)

    O coordenador regional do Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ademir Moreira Gonzales, esteve ontem, segunda-feira (15), em Dom Pedrito, oportunidade em que demonstrou preocupação pelo fato de que poucas inscrições de candidatos a recenseadores foram registradas no município até agora, levando-se em conta que as inscrições vão apenas até o dia 23 de maio, próxima terça-feira.

    Os candidatos devem ter Ensino Fundamental completo, pagar uma taxa de R$ 22,00 e inscreverem-se exclusivamente pelo site (www.fgv.br).

    A remuneração dos recenseadores será feita por produtividade, e o volume de trabalho implicará em aproximadamente 5 meses de atividades na zona rural, que é dividida por setores. “Visitando uma média de 3 estabelecimentos por dia, o recenseador obterá uma remuneração de R$ 120,00/dia”, explica Ademir Gonzales. Entretanto, à medida em que cada setor vai sendo percorrido, as distâncias vão se tornando cada vez maiores a partir da cidade. Assim, o recenseador deve possuir algum tipo de condução, no mínimo uma bicicleta.

    Para Dom Pedrito, está prevista a contratação de 9 pessoas para esse serviço. A prova será aplicada aos inscritos no dia 16 de julho e o trabalho terá início em 1º de outubro de 2017. Mais informações pelos telefones: (55) 3242-2091 (IBGE de Sant’Ana do Livramento) ou pelo (55) 999-69-1377 (celular do coordenador regional do Censo Agropecuário).

    Por: Silvio Bermann

    Jornalista – MTE 18.189