Nível do rio chega a 6,20 metros; enchente atinge zona urbana e impossibilita passagem na estrada do Ponche Verde (RS – 634)

    (Fotos: Reprodução/grupo estradas rurais)

    Dom Pedrito volta a enfrentar o drama da enchente. Durante a manhã deste domingo (14), o nível do rio Santa Maria atingiu 6,20 metros, o que já é mais do que suficiente para água entrar na zona urbana e, consequentemente, também fez que algumas famílias tivessem que deixar suas residências. No interior do município também há relatos de enchentes.

    Além disso, o desvio que foi feito para a construção de um novo pontilhão, na estrada que leva a localidades como Ponche Verde e Upacaraí (RS 634), após a ponte do rio Santa Maria, também está debaixo d´água. Assim, não há como passar tanto no sentido interior/cidade quanto ao contrário. A única alternativa seria a estrada das Causuarinas, mas devido a chuva, a condição daquela estrada também não garante trafegabilidade.

    Até o momento, conforme informações repassadas pela Defesa Civil, 11 famílias foram levadas para abrigos públicos. Entretanto, os dados não contabilizam famílias que deixaram suas residência por conta própria, portanto, o número é maior. Segundo Marco Antônio Piriz, que atua no órgão, em comparação com a última enchente ocorrida em Abril, existe a impressão de que há mais água na zona urbana.

    A subsecretária de Obras, Viação e Serviços Públicos, Camila Martins, também faz uma observação semelhante. “Está sendo maior que a última enchente”, destacou.