Instabilidade maior entre sexta e sábado trará chuva volumosa ao Estado

    Maio até o momento é de precipitação abaixo da média no Rio Grande do Sul, mas esse cenário começa a mudar a partir de hoje com o que a MetSul alerta será um significativo episódio de chuva no Estado nesta sexta-feira e durante o fim de semana, especialmente no sábado. Centro de baixa pressão vai instabilizar o tempo em todas as regiões gaúchas entre hoje e amanhã com perspectiva de elevados volumes em parte do Estado no acumulado até o domingo.

    Muitos municípios devem ter volumes perto ou acima dos 100 mm com acumulados em algumas áreas tão altos quanto 150 mm a 200 mm, logo 150% a 200% da média mensal histórica de precipitação em menos de 72 horas. Diante do cenário é provável a ocorrência de chuva forte a intensa com o potencial de provocar alagamentos. Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia coincidem em indicar que o Oeste, Centro e o Sul gaúcho são as regiões com maior probabilidade de volumes altos.

    No domingo, o tempo começa a melhorar, mas a circulação de umidade de um centro de baixa pressão na costa ainda traz chuva passageira para vários pontos, acompanhando períodos de maior nebulosidade. (Meteorologista Estael Sias com foto de Brayan Martins/PMPA)

    Metsul Meteorologia