Escola do Horto comemora 109 anos de fundação

    (Foto: Arquivo)

    A tradicional Escola de Ensino Médio Nossa Senhora do Horto, de Dom Pedrito, uma das três instituições de ensino existentes no Estado do Rio Grande do Sul mantidas pela Congregação das Filhas de Maria Santíssima do Horto, completou, no dia 3 de maio, 109 anos de fundação neste município.

    O fato foi evocado e comemorado pela comunidade escolar durante esta semana, inclusive com a participação dos alunos, que elaboraram muitos textos para homenagear sua escola em trabalhos orientados pelos professores dos diversos níveis de ensino e disciplinas.

    A Congregação foi fundada em 1829, em Chiavari, Itália, por Santo Antônio Gianelli – daí as irmãs serem denominadas ‘Gianellinas’. No Brasil, as primeiras irmãs entraram justamente por Dom Pedrito, oriundas de Montevideu, Uruguai, há quase 11 décadas, inicialmente hospedando-se na residência do Coronel Longuinho Saraiva da Costa. Começava ali a trajetória que, mais tarde, seria solidificada com a fundação da escola católica que já formou incontáveis gerações de pedritenses e hoje tem, em Dom Pedrito, como representante da Mantenedora, a figura carismática e querida por todos, irmã Amélia Lain.

    A propósito, a diretora atual do educandário, professora Rejane Albrecht, diz com muita propriedade: “Todas as famílias pedritenses têm algum integrante ou, pelo menos, um amigo ou conhecido que já estudou na Escola do Horto”. Ela própria, Rejane, durante sua formação, passou pelos bancos escolares da instituição católica nos tempos em que esta ainda oferecia o curso Normal.

    Atualmente, o Horto possui 321 alunos e conta com 51 funcionários, sendo, destes, 31 professores. Na instituição, ainda prestam serviços 6 irmãs Gianellinas.

    A diretora aproveita para convidar toda a comunidade a participar da Missa em Ação de Graças pelo 109º aniversário da Escola do Horto, que será celebrada nesta quinta-feira, às 18h, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio.

    Por: Silvio Bermann

    Jornalista – MTE 18.189