Colheita do arroz praticamente no fim; soja bem encaminhada

    Sem tantos percalços climáticos, as colheitas de arroz e soja, principais culturas semeadas no município, se encaminham para o fim. Conforme o Informativo Conjuntural (período 24/4 a 2/5) produzido e divulgado pelo escritório local da Emater, o arroz semeado em Dom Pedrito (46.875 hectares) já perfaz 95% colhido, enquanto a soja, dos 80.000 hectares plantados, está com 70% do percentual colhido.

    Em relação ao arroz, o Informativo destaca “que com uma área colhida de 95%, a qualidade do produto é boa, nos encaminhamos para completar a colheita. A capacidade de armazenagem do município está suportando o volume de produto, mas vemos em algumas propriedades  grãos sendo armazenados em estruturas de plástico”.

    Sobre a soja, “Nossa lavoura de soja aproxima-se de uma área colhida de 70%, algumas regiões do município mais avançada e outras com grandes áreas  ainda por serem colhidas. A qualidade do produto é  boa”.

    De forma secundária, mas que também vale a pena ser destacado é a colheita do milho. Atualmente, dos 1.500 hectares semeados, foram colhidos 50%. O Informativo diz que As lavouras implantadas primeiro já estão permitindo colher e outras estão sendo ensiladas. As lavouras são de boa qualidade  produzindo uma  farta massa ensilada e média alta de grãos considerando a nossa realidade”.

    O movimento de caminhões na zona urbana já é consideravelmente menor, dado o encaminhamento das colheitas para o final.

    Emater registra participação em assinatura de Carta, realizada na Serrilhada

    No dia 28, como noticiado pela Qwerty Portal de Notícias, houve a assinatura de uma Carta de Intenção de colaboração entre as prefeituras de Bagé, Dom Pedrito e Intendência Departamental de Rivera. Entre as ações está a cessão da água potável do Uruguai para os vizinhos brasileiros, além de outros serviços como  atendimento médico, odontológico e educação, pois as crianças brasileiras estudam na escola uruguaia, tendo em vista que a brasileira encontra-se fechada. O  evento foi organizado pelo escritório municipal de Bagé e a comunidade da Serrilhada.