Ministério da Educação divulga diretrizes do Enade 2017; veja os cursos que serão avaliados

    (Foto: Reprodução)

    No dia 27, uma Portaria divulgada no Diário Oficial da União (DOU) definiu a aplicação do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade) para o dia 26 de novembro. O objetivo do Enade é avaliar os estudantes que estão cursando suas graduações em relação à sua formação (habilidades, competências e conteúdos adquiridos durante o curso).

    Segundo a Agência Brasil, devem fazer o exame tanto estudantes ingressantes nos cursos avaliados quanto os estudantes que estejam próximos à conclusão do curso. As inscrições ficam a cargo dos dirigentes das instituições.

    Cursos que serão avaliados (por área)

    Ciências exatas: arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia da computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia e sistema de informação.

    Licenciaturas: artes visuais, educação física, letras (português, espanhol e inglês), pedagogia e música.

    Licenciaturas e bacharelados: ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, matemática e química.

    Tecnólogos: análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da produção industrial, redes de computadores e gestão da tecnologia da informação.