Dom Pedrito na rota da mineração?

    Acompanhe a entrevista na edição desta sexta-feira (28), do Jornal das Oito!

    Sabe-se bem que a região convive com a expectativa (ou não) da implementação de projetos de mineração que envolvem a exploração do rio Camaquã, na região de Lavras/Bagé/Caçapava; fosfato na localidade das Três Estradas (Dom Pedrito/Lavras) e, como divulgado no dia 24 de fevereiro, pela Qwerty Portal de Notícias, Dom Pedrito também atraí o interesse de indústrias para exploração do xisto.

    Dos três projetos regionais, a exploração de fosfato – material utilizado para vários fins, entre os quais, fabricação de agroquímicos – é o mais avançado, já em processo de licenciamento e com estudos conclusivos sobre sua viabilidade. A exploração de chumbo no rio Camaquã é o mais debatido, ressaltando sempre os aspectos negativos, pelos danos ambientais que causaria, afetando o bioma como um todo.

    Aí chegamos em Dom Pedrito. O projeto que pode ser futuramente implementado por aqui não é lá grande novidade, por diversas vezes já foi discutido sobre as potencialidades da exploração do xisto. O consultor em mineração e engenheiro civil, Diego Boeira, que atua para uma empresa que estaria interessada na exploração do xisto em Dom Pedrito, concedeu entrevista ao Jornal das Oito, que será exibida na edição desta sexta-feira (28). Ele respondeu sobre as potencialidades do mineral, estudos que estão sendo feitos, possibilidades econômicas e outras questões.

    Estamos definitivamente na rota do minério? Saiba a resposta hoje, no Jornal das Oito! Pela http://tv.qwerty.com.br