Depois da enchente, colheita é retomada no município; famílias já retornaram a suas casas

    (Fotos: Divulgação)

    Após as chuvas que atingiram o município na semana passada ocasionando enchente na zona urbana e problemas na zona rural, aos poucos a normalidade foi sendo retomada. A colheita do arroz no município se encaminha para o final, enquanto a soja ainda deslancha. O volume de chuva afetou plantações localizadas nas zonas de várzea e o nível do rio Santa Maria já apresentou baixa, oportunizando que as famílias voltassem as suas residências.

    Segundo o Informativo Conjuntural, produzido pelo escritório local da Emater, abarcando o período de 10 a 17/4, a cultura do arroz em Dom Pedrito perfaz 90% da área colhida (dos 46.875 hectares semeados). O fato negativo no momento é o preço pago que está semanalmente baixando (a saca está cotada em R$ 37,50).

    Em relação a soja, durante a semana passada, os trabalhos foram atrapalhados pela chuva volumosa e pelo feriadão, que acabou desmobilizando. Assim, a colheita avançou pouco, com 30% (dos 80.000 hectares plantados) colhidos (a saca está cotada em R$ 57,20).

    Danos nas estradas rurais do município

    Conforme o secretário de Obras, Viação e Serviços Públicos, Jorge Romano Vogel, prejuízos foram contabilizados, como a formação de deformações nas estradas; mas o secretário salienta que os prejuízos, ainda assim, foram menores do o que inicialmente previsto.

    “Não temos pontos de estrangulamento (onde o trânsito esteja trancado), apenas problemas com caminhões, pois as estradas estão abauladas (quando a via fica com formado de “ferradura”), o ponto mais problemático era na estrada das Casuarinas, portanto, é importante que os caminhoneiros que vão trafegar nesta estrada informem-se antes com a Secretaria”.

    Nas imagens, o leitor pode conferir uma carreta que, segundo informações obtidas no grupo das estradas rurais no WhatsApp, tombou na estrada que leva à localidade do Passinho do Amor, e também imagens do retorno das famílias cujas residências foram afetadas pela enchente.