Unidade da Farmácia Popular de Bagé será desativada em maio

    Daiane Lima/JM

    O Ministério da Saúde decidiu fechar 393 unidades do programa Farmácia Popular em todo o País, a partir de maio. Agora, os medicamentos que pertencem ao programa serão distribuídos unicamente pela rede de farmácias conveniadas. Entretanto, conforme informações do ministério, nem todos os medicamentos estão disponíveis nessas farmácias. As conveniadas oferecem 25 medicamentos de graça ou com preços baixos. Nas farmácias que serão fechadas, são oferecidos 112 remédios.

    Em Bagé, a unidade funciona na rua João Telles. Conforme o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, a medida não irá afetar a população que depende dos medicamentos. “Especificamente em Bagé, apenas três medicamentos não serão oferecidos nas farmácias conveniadas, que são: metildopa 250 mg e 500 mg e o salbutamol 2 mg. Porém, o município vai comprar estes remédios que faltam”, garante.

    O secretário informa que tem um recurso específico para o programa Farmácia Popular, de aproximadamente R$ 150 mil, para o investimento na infraestrutura do local. “Como o espaço não vai mais funcionar, vamos solicitar ao conselho de saúde que esta verba seja para a compra de medicamentos”, afirma.
    Conforme Mário Mena, os funcionários que trabalham no local serão transferidos para os centros de referência. Segundo ele, a ideia é criar mais quatro farmácias no mesmo molde do Posto de Atendimento Médico 1 (PAM 1) em áreas centrais de Bagé.

    O programa

    Lançado em 2004, durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o programa Farmácia Popular do Brasil garantia a distribuição gratuita ou com até 90% de desconto de 112 medicamentos de uso contínuo para doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e anemia. A rede própria tem 393 unidades e a distribuição gratuita dos medicamentos será mantida pelo governo federal nas farmácias da rede privada conveniadas no programa. A unidade em Bagé foi inaugurada no dia 16 de agosto de 2006.