Nova classificação para CNH de motociclistas é aprovada no Congresso Nacional

    (Foto: Divulgação)

    Foi aprovado, ontem, segunda-feira (3), no Congresso, Projeto de Lei (PL) que prevê a classificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motociclistas de acordo com a cilindrada da motocicleta. O PL é de autoria do deputado Ronaldo Fonseca (PROS – DF). Ele foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes e recebeu parecer favorável do relator, Gonzaga Patriota (PSB – PE).

    Conforme o texto do Projeto, fica estabelecido que a categoria ficará subdividas em outras subcategorias. Por exemplo, será dividida em A1, para motos com até 300 cilindradas; A2, para 700 cilindradas e A3, para as demais. Os interessados em obter a habilitação, independente da categoria, terão de realizar o curso em circuito fechado.

    A justificativa do Projeto, segundo o autor, é de que os motociclistas estejam aptos a pilotar motocicletas ao qual vão utilizar no dia-a-dia, coisa que não ocorre nos cursos convencionais, justifica o parlamentar. Como a implementação do sistema será realizado, deverá ser definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Cotran).