Novo chefe da Corsan no município fala sobre expectativas e metas

    Cléber Aurélio Machado é o novo chefe da unidade local da Corsan. Biólogo, já foi superintendente regional da Companhia, oportunidade em que atuou em Rosário do Sul, na Superintendência Regional do Pampa (Surpa). Machado substitui Pedro Derli de Oliveira Teixeira e conversou com a reportagem sobre as metas planejadas e dos problemas do abastecimento no município.

    Um dos primeiros atos realizados por Cléber foi uma reunião, tanto com a equipe da Corsan quanto com a terceirizada AML (responsável pela reposição da pavimentação em locais onde a Companhia abre buracos), além da estipulação de metas a serem cumpridas. “Estamos fazendo estudos de redes que precisam ser trocadas. Geralmente, redes antigas chegam nesta transição de verão, outono, inverno e primavera, as variações térmicas elas tendem a quebrar”, disse Cléber.

    O chefe comentou que já foi recebido pelo Executivo, com as devidas cobranças. Bastante recorrente é o problema com o manganês na rede de água, deixando o líquido com aspecto barrento. “O problema é ocasionado pelo solo, já mexemos na bomba do rio, alteramos a captação da água da barragem. O manganês foi um problema deste verão, relatado em Caçapava e Santiago. Em locais geralmente abastecidos por barragens o problema é bem comum”, enfatiza.

    Em breve, conforme Cléber, algumas melhorias serão aplicadas nas caixas elevadas da Corsan, visando à melhoria no abastecimento, como pintura, além de impermeabilização. O posto de bombas também terá melhorias. “Precisamos melhorar o primeiro recalque, tentar adequar, da melhor maneira possível, o posto de bombas no rio Santa Maria, uma guarita para vigilância – pois os vândalos sempre ocasionam estragos lá”, comentou.

    Machado diz estar à inteira disposição da comunidade local para tentar resolver as demandas, muitas com parceria do Executivo, envolvendo instalação de tubulação de água em residências, ou mais gerais, como problemas que necessitem de auxílio da administração.