Dom Pedrito já emitiu mais de 370 Carteiras de Trabalho

    Desde que começou a operar com o novo sistema de emissão de CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), em maio de 2016, o Posto do Ministério do Trabalho em Dom Pedrito já emitiu mais de 370 carteiras, que são inteiramente montadas aqui, segundo depõe um dos servidores do órgão governamental em nosso município, Francisco Ferrer.

    O ‘sistema’ tem oscilado, havendo dias ou, em algumas vezes, apenas minutos ou horas do dia em que a coleta dos dados  – RG, CPF, captação de imagem (foto) e assinatura, etc – é interrompida. Nova configuração foi instalada recentemente e melhorou bastante a agilidade do trabalho, mas ainda assim ocasionalmente, quando o cidadão está encaminhando seu documento, o sistema interrompe e é possível que a pessoa tenha de retornar mais tarde ou até no dia seguinte. Neste contexto, o Programa Silvio Bermann, apresentado pela Rádio Sulina às 14h, tem atuado como facilitador das informações, fazendo contato diário e ao vivo com o Posto do Ministério do Trabalho e comunicando ao público o status da emissão das carteiras naquele dia. Hoje (segunda-feira, 17/10), pela manhã, o sistema estava operando a pleno.

    Até antes do atual sistema ser instalado, os dados eram coletados em Dom Pedrito e emitidos para Uruguaiana, onde as CTPS eram montadas, levando uma média de 20 a 30 dias para o documento retornar pronto para ser entregue ao destinatário. Embora os problemas todavia existentes, que são compreensíveis durante um processo inicial que ainda está sendo aperfeiçoado, a situação melhorou bastante e é notória a agilidade na emissão das carteiras no Posto do Ministério do Trabalho local. Via de regra, a CTPS é entregue no dia seguinte após encaminhada.

     

    Silvio Bermann