MetSul adverte para novos e fortes temporais no Rio Grande do Sul

    16/outubro/2016 às 21h13min
     Atualizado segunda-feira, dia 17 de outubro de 2016 às 02h02min
    Walter Juarez Mattos

    A MetSul Meteorologia adverte que novas e poderosas áreas de instabilidade, alimentadas por corrente de ar muito quente que se origina na Bolívia, vão explodir sobre o Rio Grande do Sul durante a madrugada deste domingo (16) e a manhã desta segunda-feira (17), tomando conta da maior parte do Estado no decorrer do dia.

    Chove em todas as regiões nesta segunda-feira e, devido a presença das nuvens gigantes de temporal, o risco é de muito alto a crítico de chuva forte a torrencial com muitos raios, granizo e vendavais em diversos pontos do território gaúcho.

    Haverá temporais isoladamente intensos a severos com prováveis danos. Não se afasta atividade tornádica ou e o registro de downbursts (microexplosões). Os volumes de chuva acumulados ao longo do dia devem ser bastante altos em várias cidades, com alagamentos.

    Alguns pontos podem registrar 100 mm ou mais em poucas horas. Porto Alegre e região têm risco de tempo severo (chuva intensa e/ou temporal). O Extremo Sul gaúcho será a área de menor risco no Estado. Haverá intervalos de melhoria com aberturas em alguns locais e o tempo segue abafado, especialmente no Noroeste e no Norte do Estado.