Em Bagé leilão vai comercializar equipamentos militares fabricados na década de 60

    4/outubro/2016 às 16h14min
     Atualizado terça-feira, dia 4 de outubro de 2016 às 16h14min
    Tiago Rolim de Moura

    O 3° Batalhão Logístico (Blog) realiza, no dia 18 de outubro, o segundo leilão presencial de viaturas e equipamentos antigos utilizados na unidade. O certame acontece às 9h e terá 49 lotes, incluindo caminhões, motocicletas, jipes, picapes e reboques. Os lances iniciais variam entre R$ 150 e R$ 4.566.

    Conforme o comandante do 3º Blog, coronel Jorge Maia Filho, o leilão faz parte da modernização do Exército. O militar informa que alguns caminhões foram fabricados na década de 60 e o modelo de fabricação norte-americana foi utilizado na guerra do Vietnã. “Alguns itens são comercializados para museus, como acervo”, conta.

    Maia Filho argumenta que pode participar do leilão qualquer pessoa física ou pessoa jurídica que não seja servidor, civil ou militar, ou dirigente do órgão, responsável pela licitação. Os lotes estarão disponíveis para visitação a partir de amanhã às 9h até o dia do certame. “Qualquer cidadão pode acompanhar o desenvolvimento da sessão pública de licitação”, reforça.

    O comandante frisa que o material se enquadra como antieconômicos e irrecuperáveis, e o critério para o leilão será do tipo maior lance, a partir do preço mínimo fixado. “Muitas pessoas recuperam os bens para venda. Alguns precisam de pequenos reparos para funcionar”, adianta. Ainda segundo o comandante, a maioria dos equipamentos integra a história do Exército Brasileiro, e já são as últimas unidades existentes.

    Jaqueline Muza/Jornal Minuano