Pesquisa apresenta amostra da intenção de voto dos pedritenses

    Faltando quatro dias para o dia da votação que definirá quem será o futuro prefeito de Dom Pedrito, uma pesquisa encomendada por Mário Augusto de Freire Gonçalves e realizada pelo Index Instituto de Pesquisas, buscou identificar qual a intenção de voto do eleitorado pedritense.

    A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação de número RS-06493/2016. A coleta de dados ocorreu entre os dias 19 e 21 de setembro. Foram realizadas 600 entrevistas pessoais com eleitores de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos e residentes no município.

    Para a realização do trabalho, foi utilizada uma equipe de pesquisadores e supervisores do Index Instituto de Pesquisas, devidamente treinada para esse trabalho. Após a atuação de campo, os questionários foram submetidos a uma fiscalização para a verificação das respostas e adequação das mesmas aos parâmetros amostrais.

    A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 4,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

    Os bairros onde foram realizadas as entrevistas foram: Centro, Vila Mariana, Getúlio Vargas, Cohab, São Gregório, Multirão I e Multirão II, Vila Argeni, Beira Rio, Santa Maria, Sagrada Família, Meu Norte, Vila Natal, Promorar, José Tude de Godoy, Rincão da Figura, Vila Arrué, Cotrijuí, Santa Terezinha, Jockey Club, Torquato Severo, Vila de São Sebastião e interior do município.

    O perfil dos entrevistados

    Do total de entrevistados, 52,3% foram mulheres e 47,7% homens. Destes, a maioria está na faixa etária dos 25 aos 44 anos de idade (34,8%). Logo em seguida, 26,5% na faixa dos 45 a 59 anos, 25,7% acima dos 60 anos e 13% na faixa etária dos 16 aos 24 anos.

    Com relação à escolaridade, 52,3% não concluiram o ensino fundamental, 7,7% possuem o fundamental completo, 32,5% possui o ensino médio e apenas 7,5% dos entrevistados possui ensino superior.

    Já em relação a renda familiar, 58,2% recebem de 3 à 5 salários mínimos.
    Ainda, 25,3% dos entrevistados está na faixa que ganha até dois salários mínimos, 15,8% entre 6 e 10 salários mínimos e 0,7%, recebe acima de 10 salários mínimos.

    Em análise induzida, o candidato Mário Augusto alcançou 67,8%, seguido por Raul Zanolete, com 16,3% e Pedro Ricchetti com 1,8%. Portanto, a pesquisa Index aponta o candidato da coligação União por Dom Pedrito na liderança da disputa à Prefeitura de Dom Pedrito, e com uma vantagem até considerável perante os seus adversários. O índice de Brancos/Nulos foi de 3,3% e Não Souberam dizer, 10,7% dos entrevistados.

    Na análise expontânea, na qual são mencionados os nomes dos postulantes ao comando do Executivo como opções de voto, Mário Augusto atingiu um percentual de 59,8%. O mais próximo foi o candidato da chapa de situação, Raul Zanolete, que alcançou 13,8% da preferência. Na sequência ficou Pedro Ricchetti, com 1,7%. Não souberam responder 8% e não tiveram resposta 16,7%.

    Quanto a definição de voto, onde o entrevistado avalia a possibilidade de mudança de seu voto, a pesquisa revelou que 81,2% dos entrevistados não muda mais de candidato, 17,7% ainda podem mudar e 1,2% não souberam dizer.

    A rejeição dos candidatos

    Um dos ítens também levados em consideração na pesquisa aplicada avaliou a rejeição aos candidatos que disputam o comando da prefeitura. Nesta abordagem, os entrevistados puderam, em forma de múltipla escolha, apontar em quem eles não votariam de jeito nenhum.

    Pedro Ricchetti alcançou percentual de 7,5%, seguido de Raul Zanolete com 6,7% e Mário Augusto com 2,3%. Não souberam responder 12,6% dos entrevistados. Além disso, 70,8% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos.

    Expectativa de vitória

    Os entrevistados também foram sondados, pelo Instituto de Pesquisa Index, a apontar, independentemente de sua decisão de voto, quem, acreditam, será o candidato vitorioso nas eleições municipais de 2016.

    Neste item, 73,3% dos entrevistados disseram que o eleito será Mário Augusto, 12,2% afirmaram que o candidato Raul Zanolete será o eleito e 1,5% acreditam que Pedro Ricchetti vence as eleições de Dom Pedrito. Não souberam dizer, 13% dos entrevistados.

    Ficha Técnica da Pesquisa

    Período de realização da pesquisa: De 19 a 21 de setembro de 2016
    Margem de erro: 4,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre o resultado obtido em um intervalo de confiança de 95%.
    Número de entrevistas: 600
    Empresa que realizou a pesquisa: Index Instituto de Pesquisas
    Contratante: Eleição 2016 Mário Augusto de Freire Gonçalves Prefeito
    Número do registro: RS-06493/2016
    Data para divulgação: 23 de setembro de 2016

    Reprodução: Qwerty Portal de Notícias

    Acesse a pesquisa na integra: Pesquisa Index para Prefeito de Dom Pedrito

    Registro da Pesquisa: Index Instituto de Pesquisa