Raiva está sendo combatida no município por duas equipes da SEAPI

    28/setembro/2016 às 15h06min
     Atualizado quarta-feira, dia 28 de setembro de 2016 às 15h06min

    A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) destacou duas equipes do Programa de Controle de Raiva Herbívora, que já estão trabalhando no município. Os trabalhos começaram a ser executados na segunda-feira, dia 26, e prosseguem até a próxima sexta-feira, dia 30. A Raiva continua causando mortes de animais na região. Os casos começaram a aparecer em meados de março deste ano.

    Conforme nota enviada ao Sindicato Rural, as Equipes de Controle de Raiva estão atuando em propriedades rurais, verificando a presença de morcegos hematófagos (que se alimentam do sangue dos animais). Desta forma, os produtores devem verificar seus rebanhos, ou a presença de morcegos em locais específicos, como casas abandonadas, pontes, bueiros, poços, cemitérios etc. Se constatado, a Inspetoria de Defesa Agropecuária (Ida) deve ser comunicada, através do telefone 3243-1235, para que as atitudes cabíveis sejam tomadas.

    Segundo a nota, a Secretaria está empenhada em resolver os problemas com a raiva, para tanto, dependem da colaboração dos produtores rurais. “Produtor, defenda seu patrimônio, encontre e informe à Inspetoria de Defesa Agropecuária (Ida) os possíveis refúgios de morcegos hematófagos, informe ataques de morcegos aos animais e vacine seu rebanho contra raiva”, alerta a nota, assinada pelo coordenador da Ida no município, médico veterinário Robson Garagorry da Rosa.