Escritor tradicionalista proferiu palestras em Dom Pedrito

    28/setembro/2016 às 09h15min
     Atualizado quinta-feira, dia 29 de setembro de 2016 às 00h41min

    O autor do livro ‘Tropeirismo Biriva – História, Canto e Dança’, Cristiano Silva Barbosa, do município de Antônio Prado, esteve em Dom Pedrito nos dias 15 e 16 de setembro, a convite das prendas do Departamento Cultural Alma Gaúcha, Milena Piemolini Teixeira, Kamilli Bautista e Diana Silva. O ‘Alma Gaúcha’ é vinculado à Escola Estadual Coronel Urbano das Chagas, atualmente dirigida pela professora Cilene Camponogara Friedrich.

    Na oportunidade, Cristiano  – que é professor, instrutor de Danças e colunista em jornais – proferiu palestras para os alunos da escola e integrantes do Departamento Cultural, e também aproveitou a oportunidade para conhecer pontos turísticos do município e acompanhar os festejos da Semana Farroupilha.

    “Este é um registro histórico, coreográfico e musical do tropeirismo biriva, que são quatro danças: fandando, chico sapateado, dança dos facões e a chula”, reporta o autor, destacando que movimento neste sentido surgiu em sua terra, Antônio Prado, no ano 1998, e havia necessidade de fazer-se registro neste sentido.

    Com tiragem inicial de 500 exemplares, o livro pode ser adquirido a partir de contato com Cristiano Silva Barbosa, que pode ser encontrado no Facebook com essa grafia completa de seu nome.

    Silvio Bermann