Mais de 5 mil fiéis acompanham procissão de Nossa Senhora Conquistadora

    Anderson Ribeiro/FS

    Na manhã de ontem (25), aconteceu a 42° Romaria de Nossa Senhora Conquistadora. Os devotos concentraram-se em frente à Catedral São Sebastião e percorreram a avenida Sete de Setembro, General Neto, Emílio Guilain e Ana Néri, no bairro Castro Alves. Segundo informações dos agentes de trânsito que acompanhavam a caminhada, mais de 5 mil fiéis participaram da procissão, número bem abaixo do esperado pela organização.

    O bispo Dom Gílio Felício comemorou a participação de todos e destacou que esta é uma das maiores romarias do Estado. “É uma aproximação de fé em Maria e o agradecimento solene das pessoas que foram beneficiadas por Nossa Senhora”, observa. Seguindo a crença da mãe, Bárbara Santos Zuliani levou a filha Laryssa Zuliani Ojêda, de 10 meses, vestida de anjo. “Minha mãe é muito devota. Participo todos os anos”, afirma.

    A manhã nublada e fria de domingo não impediu fiéis de acompanharem a procissão de pés descalços, durante todo percurso, como fez Janaína Taveda. “Sempre participo e sempre de pés descalços”, relata. Para ela, a iniciativa não é pagamento de promessa, mas uma forma de agradecimento.

    Os fiéis foram recebidos no Santuário de Nossa Senhora Conquistadora, que serviu almoço e ofereceu estrutura de praça de alimentação. O último evento da programação foi a missa das 17h, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, uma das 300 réplicas feitas em homenagem a aparição da santa no país, foi levada ao interior do santuário.

    Folha do Sul