Colocação das braçadeiras encerraram na manhã desta terça-feira (20)

    Silvio Bermann

    A Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Dom Pedrito encerrou, na manhã de hoje (20), com sua equipe no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, a colocação de braçadeiras nos cavalos para que se viabilize sua participação nos últimos eventos desta Semana Farroupilha, principalmente no desfile que começará às 15h.

    O expediente na Inspetoria ontem, segunda-feira, encerrou ao final da tarde com mais de 800 Guias de Trânsito Animal (GTA) emitidas, havendo expectativa de que seja este o número aproximado de cavalarianos participando do desfile na tarde de hoje.

    Já as braçadeiras vêm sendo colocadas pela equipe da IDA desde segunda-feira passada, em diversos locais da cidade, inclusive durante os três dias em que durou a Festa Campeira no Centro de Treinamento Don Caillava.

    Também na segunda-feira (19) ocorreu o que, até o início da tarde, era o único episódio registrado de autuação por trânsito de equino na cidade sem a devida documentação (GTA, exames de Mormo e Anemia Infecciosa) e o animal sem a braçadeira.

    O cavalariano vinha de outra cidade e foi apanhado em uma barreira da IDA e Brigada Militar. Pela autuação, terá de pagar 103 UPFs (Unidade Padrão Fiscal), o equivalente, hoje – segundo o chefe da IDA em Dom Pedrito, médico-veterinário Robson Garagorry -, a R$ 1.800,00.

    A fiscalização continua. Nenhum animal entrará na área de desfile sem que, antes, passe pela barreira da Inspetoria e da Brigada Militar, que ficarão com seu posto no início do desfile, na esquina das ruas Borges de Medeiros com Ministro Demétrio Mércio Xavier.

    Silvio Bermann – Jornalista – MTE 18.189