Maré e vento provocam ressaca em Balneário Camboriú, SC

    16/setembro/2016 às 08h44min
     Atualizado sexta-feira, dia 16 de setembro de 2016 às 20h18min
    Fernanda Jensen/Jaine Godois/Patrícia Kubke/Philippe Ciandrini

    A maré em crescimento devido à mudança de fase da lua e o vento mais forte que ingressou de leste, permitiram a formação de ressaca ontem (15), em vários municípios do leste de Santa Catarina.

    Em Balneário Camboriú, a avenida principal da orla da cidade ficou alagada e cheia de lama devido à força da ressaca. A água invadiu estacionamentos de edifícios e áreas comerciais, provocando transtornos aos moradores e turistas.

    De acordo com a Defesa Civil, não foram reportados danos em decorrência da ressaca em construções ou com impacto à população, como desabrigados e desalojados.

    Dados meteorológicos

    A estação meteorológica automática operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município de Itajaí, a mais próxima de Balnerário Camboriú, registrou rajada máxima de vento de 53,2 km/h nas últimas 24 horas. A Marinha do Brasil emitiu aviso de mar agitado, principalmente entre o litoral sul do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

    Fonte: De Olho No Tempo Meteorologia

    Vale lembrar que o balneário é frequentado por muitos pedritenses, inclusive alguns moram nesta localidade. Mas pelas informações, não houveram danos significativos.