Aeroclube de Bagé realiza palestra sobre segurança de voo

    O piloto Fábio Salis Costa e Silva palestrou, na tarde de sábado, no Aeroclube de Bagé. O profissional, que atua no Rio de Janeiro, falou sobre segurança e disciplina de voo. Ele comenta que atendeu ao pedido do presidente do clube. Compartilhou, assim, a experiência com jovens pilotos e aqueles que almejam tal profissão. Expôs regras primordiais para garantir sucesso na prática. Costa e Silva atua como piloto há mais de 20 anos. É ex-aluno do Aeroclube de Bagé e, hoje, é piloto na Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina – ele realiza voos de transporte dos funcionários que trabalham nas plataformas petrolíferas em alto mar e na costa brasileira. Também desempenha as funções de instrutor e auditor de segurança de voo.

    “A atividade foi realizada por iniciativa da diretoria do aeroclube e teve por objetivo reforçar a mentalidade de segurança da instituição, a manutenção da disciplina de voo, apresentar a doutrina de prevenção aos iniciantes, além da troca de experiências entre os aviadores”, explicou o profissional. Participaram do encontro pilotos entusiastas de diversos segmentos da aviação, como agrícola, desportiva, jovens em fase de formação, aeromodelistas e estudiosos, assim como veteranos.

    O presidente do Aeroclube de Bagé, Eduardo Ledo Hidalgo, comenta que esta é uma profissão de risco. Assim, orientações para a prevenção de problemas durante a atividade sempre devem ser consideradas. Além disso, ponderou que há muitos jovens pilotos que voam na região, que podem aproveitar as dicas.

    Hoje, o Aeroclube conta com quase 100 integrantes – ainda que cerca de 40 frequentem o espaço. Inclusive, destaca, que há atividades aos finais de semana, quando é possível conhecer o local. O período não é de formação de pilotos, mas o presidente garante que o objetivo é reativar o curso de teoria e prática.

    Folha do Sul