Coordenadoria de Tradicionalismo define programação de abertura da Semana Farroupilha

8/setembro/2016 às 11h50min
 Atualizado sexta-feira, dia 9 de setembro de 2016 às 00h53min

A abertura oficial da Semana Farroupilha pela Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo (CMT), está confirmada para às 9h30min do dia 14 de setembro, quarta-feira, na rua Borges de Medeiros, em frente ao Rancho Farroupilha Dr. Antônio Cândido da Silva Neto, localizado na praça General Osório. Ali chegará a Chama Crioula, conduzida desde o município de Triunfo/RS pelo Grupo de Cavalarianos do Ponche Verde, até Dom Pedrito.

Durante a cerimônia, haverá o hasteamento das bandeiras: do Brasil, pelo prefeito Lídio Bastos; do Rio Grande do Sul, pela secretária de Educação e Cultura, Gerusa Franco Severo; do Município, pelo presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Moraes Costa; e da CMT, pelo coordenador Luiz Carlos Dutra de Lima.

Na oportunidade, o padre Alex Kloppenburg, pároco local, fará a tradicional bênção da Chama Crioula; haverá pronunciamentos das autoridades e ocorrerá a entrega das faixas e crachás da nova gestão de Prendas, Peões e Chinocas Municipais 2016/2017.

Seguem-se o acendimento do Candeeiro Crioulo, pelo major Felipe de Araújo Barros, comandante da 3ª Cia de Engenharia; e do Fogo de Chão, pelo capitão Patrique Rolim Marques, comandante da Brigada Militar, bem como a entrega dos Certificados aos Cavalarianos do Ponche Verde, condutores da Chama Crioula. No local, também acontece a distribuição das centelhas da Chama Crioula para as entidades tradicionalistas de Dom Pedrito.

E assim ficará oficialmente aberta a Semana Farroupilha, com farta programação social, cultural e gastronômica tão ao agrado dos pedritenses e dos tipos humanos que habitam esta fronteira da Pátria.

 

Silvio Bermann