NOTÍCIAS

I Simpagro – Simpósio do Agronegócio acontece nos dias 5 e 6 de setembro

Dom Pedrito será cenário de um grande evento que discutirá a região da Campanha Gaúcha sob a óptica do agronegócio, aliando gestão, produção, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento humano.

Através de projeto elaborado pelo professor Rodrigo Lisboa, sob coordenação da administradora Caroline Mainardi, com a realização da Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito, em uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio – PPGAGRO e com o apoio do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio e do PET Agronegócio, nos dias 5 e 6 de setembro ocorrerá, em Dom Pedrito, o I Simpagro – Simpósio do Agronegócio, o qual terá como temática da sua primeira edição “Gestão, inovação e sustentabilidade na Campanha Gaúcha”.

Aliando duas etapas, a primeira será uma Mostra Científica que valorizará os estudantes de nível técnico e superior das instituições de ensino do município e estimulará os estudantes do ensino médio a seguirem seus estudos na educação superior através da apresentação de trabalhos de cunho técnico e científico relacionados ao setor do agronegócio e uma feira das profissões que apresentará os cursos superiores que a Unipampa Campus Dom Pedrito dispõe. Já a segunda etapa será um Circuito de Palestras que contará com profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente em suas áreas de atuação, onde as temáticas abordadas serão diversas, desde cunho técnico até social e motivacional. Portanto, temos a certeza de que o Simpagro marcará época como um evento que proporcionará momentos ímpares para troca de conhecimento e desenvolvimento da comunidade local.

Em conjunto ao evento Simpagro, ocorrerá a exposição e a demonstração com o propósito de exterminação do mosquito Aedes aegypti. Serão realizadas ações de reeducação das comunidades escolares, sendo estes jovens, estimulados a promoverem mudanças de comportamentos e atitudes, onde serão esclarecidos, mediante um trabalho de educação como levantamentos de dados a respeito da dengue, Zika Vírus e Chikungunya no que tange à educação da população quanto aos sintomas e prevenção. Serão realizadas atividades de orientação sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti (ovo, larva, pupa e adulto), por meio de estereomicroscópios e material didático, para visualização das partes anatômicas do inseto e panfletos informativos sobre reprodução e prevenção contra as diferentes doenças transmitidas.

Por fim, representando a responsabilidade social que a Unipampa tem para com os locais onde está inserida, o evento então arrecadará alimentos durante o circuito de palestras, destinando toda a arrecadação para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Esse será o único desembolso para quem for assistir nossas palestras: ao menos um quilo de alimento não perecível para ajudar as valentes guerreiras da nossa Liga.

Objetivos das etapas: 

  1. Mostra científica:

 Valorização dos cursos da Unipampa e das instituições de ensino parceiras através do estímulo à iniciação científica;

Integração da Universidade com a sociedade e com outras instituições de ensino;

Possibilita que alunos de ensino médio/técnico conheçam a Unipampa e tenham vontade de seguir estudando, fazendo com que mais alunos tenham perspectivas pós ensino médio;

Efetivar parceria com a Escola Técnica e a Qwerty para demonstração de trabalhos;

A Assessoria Agropecuária Marcon estará com estande recebendo currículos de estudantes com ensino técnico e superior para formação de um banco de dados para futuros estágios.

  1. Circuito de palestras:

Trazer conhecimento de alto nível para a cidade;

Fortalecer a imagem da Unipampa como instituição que busca desenvolvimento regional;

Cumprir papel social auxiliando a Liga Feminina de Combate ao Câncer;

Difundir o trabalho da Unipampa local para outros campus e universidades;

Proporcionar um ambiente onde a sociedade sinta-se confortável para discutir construtivamente os rumos da região através da participação harmônica de todos seguimentos;

Palestras idealizadas para o I Simpagro:

1ª Palestra: Cenários e perspectivas para o Agronegócio na Campanha Gaúcha

Velci Queiróz de Souza

Engenheiro Agrônomo, possui Pós-Doutorado em Agronomia pela UFPEL. O professor Velci trabalha em conjunto com pesquisadores de algumas das mais importantes Universidades do país como USP, UFSM, UFPR e UFPEL, sendo profundo conhecedor de cenários do agronegócio e melhoramento genético vegetal.

2ª Palestra: Oportunidades em cadeias produtivas no Bioma Pampa

Cláudio Marques Ribeiro

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade da Região da Campanha (1981), Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (1996) e Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR – UFRGS (2009). Com longa experiência na Emater, o professor Cláudio é referência mundial em produção animal no bioma pampa. Esse ano esteve, à convite da União Europeia, na França participando de debates sobre o tema e no Uruguay, a convite da Universidad de la Republica, ministrando o Curso de Extension Rural em Ganaderia Familiar para o Pós Graduação.

3ª Palestra: Para onde vai a economia brasileira?

Cristiano Machado Costa

O Professor Cristiano Machado Costa possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Economia pela Fundação Getulio Vargas – RJ (2004) e Doutorado em Economia pela University of Pennsylvania (2010). Vinculou-se à Unisinos em 2014, onde atualmente é Professor Assistente, dedicando-se a projetos de pesquisa e ao ensino em nível de Graduação e Pós-Graduação em cursos da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos na área de Ciências Contábeis. O professor também integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios na Escola de Direito da Unisinos.

4ª Palestra: Não sabendo o que era impossível, ele foi lá e fez.

Steven Dubner

As palestras são administradas pelo Prof. Steven Dubner, formado em Educação Física e que trabalha há mais de 33 anos em esporte para as pessoas portadoras de deficiência no Brasil e nos Estados Unidos.

Steven é um dos fundadores da ADD – Associação Desportiva para Deficientes. O professor foi técnico da seleção brasileira em várias modalidades, trabalhou e competiu em diversos países da América, Europa, Ásia e a África. Atuou também junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas e participou de diversas Paralimpíadas.

O Prof. Steven Dubner já ministrou mais de 3.000 palestras no Brasil e no exterior, em escolas, universidades, empresas, instituições, órgãos públicos, hospitais, equipes esportivas e entre outros lugares. Os resultados foram sempre um grande sucesso e hoje talvez seja um dos profissionais mais qualificados nesta área.

Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, a emoção despertada a partir de sua fala instigante e da transmissão dos seus vídeos sensibilizou o público de tal modo que não foram poucos aqueles que chegaram às lágrimas, alternadas com risos, isto quando não acontecia de chorar e rir em um mesmo momento.

Maiores informações sobre o palestrante: www.stevendubner.com.br

 As palestras ocorrerão no número de duas por noite, conforme programação abaixo:

Local: CTG Herança Paternal

Segunda-feira, 05/09:

19:00hs – Cenários e perspectivas para o Agronegócio na Campanha Gaúcha

20:30hs – Oportunidades em cadeias produtivas no Bioma Pampa

21:50hs – Encerramento do dia

Terça-feira, 06/09:

19:00hs – Para onde vai a economia? Cenários econômicos brasileiros

20:30hs – Não sabendo o que era impossível, ele foi lá e fez.

21:50hs – Encerramento do evento.

Convites:

Podem ser retirados na Liga Feminina de Combate ao Câncer durante a semana mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível (2kg pelas duas noites).

Ver mais

Notícias relacionadas

Close

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.