Aluna Angélica Bueno, da Escola Nossa Senhora do Horto, é premiada em projeto da Aspedef

2/setembro/2016 às 11h30min
 Atualizado sábado, dia 3 de setembro de 2016 às 13h35min

Recentemente, ocorreu a 4ª edição do Projeto Redação na Escola, realizado pela Associação Pedritense do Deficiente Físico (Aspedef), como forma de chamar a atenção para as pessoas portadoras de deficiência e marcar as atividades relativas a Semana do Deficiente Físico em Dom Pedrito.

Após avaliação das professoras Aniter Fontana e Jusselaine Reetz, da Secretaria Municipal da Educação (Smec), foi escolhida a redação da aluna Angélica Bueno, da Escola Nossa Senhora do Horto, orientada pela professora Bruna Bueno.

Confira abaixo a redação de Angélica:

O Preconceito no Século XXI

No decorrer dos séculos, as deficiências, tanto físicas quanto mentais, são um tabu na sociedade. Na Idade Média, pessoas eram queimadas em fogueiras e chamados de bruxos e bruxas pela ignorância de uma sociedade sem estudo que deveria ter feito uso do cetismo para não cometer tantos erros como fez.

No século XXI, tentamos fazer a inclusão dessas mesmas pessoas na sociedade. Na minha escola, particularmente, não há muitos deficientes. Creio que seja porque não é uma escola totalmente adepta às diferenças. Pessoas com deficiência não merecem o tratamento que às vezes recebem. Pessoas “normais” (aos olhos da sociedade) estacionam em suas vagas, usam seus caixas preferenciais e os desrespeitam. Na escola crianças e adolescentes são bombardeados com palavras ofensivas e olhares de julgamento, que muitas vezes, machucam mais que as próprias palavras.

Temos que protegê-los com toda força que temos. Não podemos deixá-los desprotegidos junto com uma sociedade que possui uma frieza inominável e uma falta de sensibilidade sem tamanho, que deveria ter acompanhado a evolução avassaladora da tecnologia para crescer mentalmente. Não vamos deixá-los serem queimados na fogueira da ignorância do século XXI. O problema não é a diferença, é o preconceito.

Angélica Bueno – 9º ano, Escola Nossa Senhora do Horto