Energia

    Ibama autoriza instalação de complexo eólico em Santana do Livramento

    24/agosto/2016 às 10h48min
     Atualizado quinta-feira, dia 25 de agosto de 2016 às 01h38min

    O parque eólico Coxilha Negra, um dos maiores a ser instalado no Brasil, recebeu licença de instalação (LI) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). O empreendimento, que possui potência total de 482 MW, está localizado em Santana do Livramento (RS). O projeto ocupa uma área de 12.641 hectares, com 241 aerogeradores de 2 MW cada.

    A definição da planta do empreendimento leva em conta uma série de variáveis socioambientais, a partir das quais são definidas restrições absolutas ou parciais para a instalação de aerogeradores, acessos ou estruturas auxiliares em determinadas áreas. Nos trechos sem restrição, os projetistas têm liberdade para posicionar as máquinas de modo a minimizar custos e melhorar a eficiência.

    O monitoramento prévio da fauna, com periodicidade mensal e duração de um ano, permitiu identificar os padrões de ocupação da área pelos diversos grupos de animais. Também foram mapeados os locais de ocorrência de cactáceas (família botânica dos cactos) endêmicas ou ameaçadas.

    Portal Brasil, com informações do Ibama