Municípios da região garantem que terão Desfile Farroupilha

    14/agosto/2016 às 21h59min
     Atualizado domingo, dia 14 de agosto de 2016 às 21h59min

    Foi acesa ontem, no município de Triunfo (Região Metropolitana do Estado), a Chama Crioula. O ato dá início aos Festejos Farroupilhas. Na região da Campanha, o período é de preparação e de últimos ajustes na programação da Semana Farroupilha 2016.

    Pinheiro Machado
    Em Pinheiro Machado, o patrão do CTG Lila Alves, Jéferson Rodrigues, informa que a programação do evento já está praticamente fechada, tendo como destaque a confirmação do desfile de cavalarianos. O CTG Lila Alves coordena cerca de 21 piquetes da cidade e, conforme Rodrigues, 16 já estão confirmados no desfile do dia 20 de setembro. O tradicionalista reforça que o empenho é na manutenção do desfile, apesar da doença de mormo ter afetado a atividade em diversos municípios gaúchos no ano passado. “Com o maior prazo de validade no exame que detecta o mormo, as entidades já fizeram alguns exames para que possam desfilar no dia 20”, comenta Rodrigues.

    Lavras do Sul
    O maior prazo na validade do exame para mormo, agora de 120 dias, também está motivando a procura na realização do procedimento em Lavras do Sul. É o que ressalta a secretária municipal de Turismo, Daniele Moreira. “No ano passado, tivemos que desistir do desfile porque o tempo para validação dos exames e os valores da verificação eram empecilhos para o evento com maior qualidade e segurança. Desta vez, com a liberação para quatro meses e um valor mais acessível, garantimos que os cavalarianos irão se apresentar”, comenta a secretária. Daniele acredita que o número de participantes poderá chegar ao de edições anteriores. “Estamos em parceria com a Inspetoria Veterinária do município e, nos próximos dias, estaremos com a programação concluída; mas garanto que teremos uma diversidade de eventos como o rodeio municipal nos dias 16,17 e 18, o desfile no dia 20, além de atividades a partir do dia 13 de setembro. Também faremos, como é tradição, a programação em Ibaré, no 2º Distrito, de 19 a 25 de setembro”, detalha Daniele.

    Dom Pedrito
    Em Dom Pedrito, o coordenador municipal de tradicionalismo, Luís Carlos Lima, afirma que já estão em tratativas para realização do evento, formatando uma parceria junto à Inspetoria Veterinária da cidade para a realização do desfile. “As entidades estão se preparando para realizar os exames para identificação ou não do mormo, bem como as outras normas exigidas pela Secretaria da Agricultura. Estamos com um prazo até o dia 20 deste mês para que todas as entidades que forem desfilar cumpram com esses procedimentos. Portanto, confirmo que a programação será completa este ano, tendo confirmado o desfile do dia 20 de setembro”, garante Lima.

    Candiota e Aceguá
    No município de Candiota o coordenador dos festejos farroupilhas, Anderson Teixeira, declara que nos próximos dias será realizada uma reunião para definir a programação da Semana Farroupilha 2016. “Mas destaco que o desfile será promovido. Já contatamos um veterinário que irá tratar dos exames com as entidades tradicionalistas do município”, informa Teixeira.
    Em Aceguá, conforme representantes do movimento tradicionalista do município, já houve reuniões entre as entidades que declararam que estão trabalhando para a realização do desfile no dia 20 de setembro.

    Hulha Negra
    Por sua vez, a secretaria Municipal de Educação e Cultura, junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Hulha Negra, realizaram, recentemente, uma reunião com as entidades tradicionalista para tratar de assuntos referentes à Semana Farroupilha. Na ocasião, ficou acertado que o tradicional desfile ocorrerá no dia 20 de setembro, com cinco entidades já confirmadas; sendo que durante a Semana cada entidade terá sua programação em sua sede. Também planeja-se a realização de uma “domingueira” no dia 18 de setembro.

    Conforme o chefe da Vigilância Sanitária, Douglas Fischer, não será aceito, em hipótese alguma, cavalos sem exames sorológicos negativos para anemia infecciosa equina e mormo. O atestado clínico para influenza equina também é uma exigência para poder desfilar. Caso contrário, o proprietário do animal sofrerá as devidas consequências, por não estar de acordo com a legislação vigente.

    A Prefeitura de Hulha Negra ainda informa que coletas de sangue serão realizadas nos dias 19 e 20 de agosto, onde os interessados deverão entrar em contato com os responsáveis pelas respectivas entidades.

    Folha do Sul