Coordenadoria de Tradicionalismo acredita que desfile de 20 de setembro é viável

A Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo (CMT) está acreditando ser perfeitamente viável o desfile de cavalarianos em Dom Pedrito, no dia 20 de setembro. “Já fizemos três reuniões da Coordenadoria com a Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), e também com a Brigada Militar. No caso eventual de algum caso de Mormo e confirmado no município, isola-se aquele animal, aquela propriedade, e fica tudo bem, pelo menos este é o nosso entendimento”, depõe o titular da CMT, Luiz Carlos Dutra de Lima.

Ele acrescenta que a entidade que coordena será a responsável pela Semana Farroupilha, enquanto que a ADA fará a fiscalização de cavalarianos e seus animais, com apoio da Brigada Militar, em posto instalado, durante o desfile, na esquina da Rua Borges de Medeiros com a Rua Ministro Demétrio Xavier. “Pede-se a todos os cavalarianos que carreguem a documentação exigida. Cada animal precisará estar devidamente identificado com uma pulseira, com um lacre, fornecida pela Inspetoria”, antecipa Luiz Carlos.

É provável, nas projeções da CMT, que em função das exigências sanitárias, o desfile deste ano tenha um número reduzido de cavalarianos, comparado com os, em média, 900 conjuntos cavaleiros/equinos registrados em outros eventos do gênero em Dom Pedrito.

A próxima reunião para tratar da Semana Farroupilha 2016 está marcada para o dia 8 de agosto, às 19h, no Rancho Farroupilha Dr. Antônio Cândido da Silva Neto (na praça General Osório). Na oportunidade, deverá ser concluída a programação do evento.

Silvio Bermann