Petição na internet pede o fim das carroças em Bagé

    Francisco Bosco

    Uma petição pública – cujo link é divulgado pelas redes sociais – pede o fim das carroças na cidade. Segundo o conteúdo, direcionado à Câmara de Vereadores de Bagé e à Prefeitura, o objetivo é acabar com as atrocidades sofridas pelos cavalos de carroça. O texto foi criado pela presidente do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais, Patrícia Coradini. “A população de Bagé, através deste abaixo-assinado, vem perante as autoridades supra citadas requerer o fim do transporte de tração animal”, diz.

    Entre as justificativas citadas, estão a agressividade contra os animais, que não são adequados para este tipo de tração e a falta de cuidados e abrigo, já que muitos não possuem assistência veterinária e são abandonados em vias públicas, podendo causar acidentes. “A solução mais apropriada para o referido problema é a implementação do projeto ‘Cavalo de Lata’, onde não são utilizados estes animais”, cita. Até o momento, a petição já conta com 530 assinaturas.

    A organizadora afirma que o período eleitoral pode atrapalhar a campanha por assinaturas, então não há pressa de chegar ao número desejado de assinantes, além de que a petição ainda não começou a ser promovida. “Pretendemos iniciar uma campanha massiva, com pontos de arrecadação de assinaturas, apenas depois das eleições”, conta.

    “Não queremos tirar o emprego e fonte de renda de quem trabalha com esses animais. Queremos alternativas, assim como outras cidades já implementam; por exemplo Porto Alegre, que está conseguindo tirar os cavalos e carroças das ruas”, completa. A Secretaria Municipal de Transporte e Circulação foi procurada para falar sobre os carroceiros em situação legal, porém não se manifestou.

    Folha do Sul