NOTÍCIAS

Legislativo pedritense apoia a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Negro

Com a presença do vereador Dionil Machado Pereira como palestrante representando o Legislativo local, foi realizado no dia 16 de Julho a reunião do Congresso Nacional de Ediles da República Oriental Del Uruguai, na cidade de Mercedes – departamento de Soriano – onde foi apresentado o plano de construção e implantação dos Comitês bi-nacionais das Bacias Hidrográficas do Rio Negro e Rio Uruguai, dos quais Dom Pedrito está inserido por ter suas nascentes aqui.

Esta aproximação com a Câmara pedritense começou no dia 9 de março, quando uma delegação uruguaia do Congresso de Ediles esteve em Dom Pedrito, em encontro articulado pela Assessoria e Consultoria em Relações Internacionais e Integração Regional (APOENA), visando uma parceria de trabalho. Naquela ocasião, Deputados e vereadores uruguaios prospectaram informações sobre o funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Santa Maria e sua experiência de mais de vinte anos em questões como o enquadramento do rio para os diversos usos da água, plano de bacia, tarifação da água e o envolvimento da sociedade através da conscientização da importância da água para o futuro e a vida.

Próximo passo

Uma vez constituídos os Comitês do lado uruguaio, o próximo passo será, no futuro, a criação de um Comitê misto. Neste sentido, a Câmara de Vereadores pode colaborar com a criação e aprovação de leis que direcionem ações com o objetivo de regularizar o manejo dos recursos naturais nestas regiões.

Segundo o presidente do Congresso do Uruguai, Luiz Agostín Ciganda, o Rio Negro, por exemplo, que divide o país vizinho abrangendo 70.714 Km² – dos quais 2.500 no Brasil – enfrenta muitos problemas devido ao alto índice de poluição, sendo urgente a reversão desta situação através da intervenção de setores organizados das comunidades, especialmente os Comitês de Bacias Hidrográficas.

Câmara de Vereadores

Ver mais

Notícias relacionadas

Close

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.