SMEC realiza palestra de formação no CTG Herança Paternal

    SMEC Dom Pedrito

    Cumprindo o calendário letivo da Secretaria Municipal de Educação (Smec) e buscando atingir o objetivo de promover formação e capacitação dos professores da rede municipal, a Smec realizou, a exemplo do ano passado, palestras de formação nos dois dias em que inicia o recesso dos alunos da rede municipal de ensino.

    No dia 18, a professora Gilvane Belem Correia, com a palestra “Currículo, conhecimento e cultura: um diálogo sobre formação docente e profissionalidade”, defendeu que currículo é muito mais que uma listagem de conteúdos.

    Ela também abordou as avaliações externas que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e que estes se constituem como estratégias de governantes exercido pelos grandes organismos internacionais de ordem neoliberal sobre os países e seus sistemas educacionais.

    Já no dia 19, os palestrantes foram Cíntia Florit Moura e Luiz Cláudio Portinho, que realizaram a palestra “Aprendendo a Incluir”, onde abordaram o tema da inclusão como direito do cidadão, previsto na Constituição Federal.

    Os palestrantes ressaltaram que precisamos pensar sobre nossa autonomia, o que oferecemos aos nossos filhos, residentes da mesma moradia; e que concepção política temos em relação a preconceito racial, homoafetivo, doença senil, doenças psicológicas, machismo, feminismo e com as pessoas deficientes.

    Também se somos capazes de mudar o olhar de alguém sem interferir com os nossos preconceitos, e, por fim, se estamos prontos para iniciar o planejamento dos conteúdos e passar com imparcialidade o que o aluno tem direito a saber e escolher para viver.

    Fonte: SMEC Dom Pedrito