Perfil do Especialista Técnico em Redes de Computadores

6/julho/2016 às 17h41min
 Atualizado quinta-feira, dia 7 de julho de 2016 às 01h20min

No atual mercado interligado pelos computadores e internet, as redes de computadores são grandes responsáveis por toda essa conectividade; tanto pela parte física, quanto pela parte digital. Diante dessa nova realidade, o profissional especialista técnico em redes de computadores se destaca.

O Especialista Técnico em Redes de computadores é o profissional que gerencia, controla e projeta a segurança das redes de computadores nas empresas, participa do desenvolvimento de projetos e da instalação de redes de computadores, decidindo pelo tipo e pelo número de unidades, por sua configuração e pelos programas de gerenciamento.

A área de atuação do Especialista Técnico em Redes de Computadores é bem variada e abrange desde áreas tradicionais – como empresas em geral que tenham computadores instalados em rede, ou que se conectem aos computadores de outras empresas através de diversas tecnologias – até serviços específicos prestados por empresas especializadas na transmissão segura de dados, podendo desempenhar as seguintes funções:

  • Analista Técnico de suporte de redes;
  • Analista Técnico de redes e de comunicação de dados;
  • Coordenador de projetos e/ou projetista de infra-estrutura lógica e física de redes;
  • Gerente Técnico de segurança em redes de computadores;
  • Administrador de redes de computadores;
  • Desenvolvedor de aplicações para Web ou redes de computadores.

O mercado de trabalho para este profissional é muito aquecido. Existe um déficit de especialistas na área de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil estimado em 40 mil vagas não preenchidas, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). As oportunidades englobam empresas dos mais variados setores e portes, tanto no setor público quanto no privado. O ramo de banda larga móvel e smartphones vem abrindo novas oportunidades, e o profissional de redes é capacitado a atuar em qualquer empresa, independentemente de ser da área de tecnologia.

Um estudo elaborado pela consultoria Robert Half revelou que, mesmo em cenário de incerteza econômica, os salários pagos aos profissionais da área de TI subiram entre 2% e 10% no último ano. E com falta de profissionais qualificados no mercado, os salários médios para esses trabalhadores podem variar entre R$2.797 até R$9.933, segundo o site Guia da Carreira (http://www.guiadacarreira.com.br/salarios/quanto-ganha-um-profissional-de-ti/).

A Qwerty Escola de Educação Profissional está lançando um novo curso para interessados que já tenham graduação em cursos técnicos, tecnólogo ou superior em informática. Trata-se do “Curso de Especialização em Redes de Computadores”. As aulas serão realizadas nas sextas-feiras à noite e durante o dia de sábado.

Para mais informações, ligue 3243-7600 ou 9927-7600. Você pode contatar diretamente com o coordenador do curso, através do e-mail geyson@qwerty.com.br.