Parceria entre Feconsepro, Prefeitura e Consepros de Dom Pedrito e Campo Bom gera treinamento de decíbelimetro para policiais e servidores municipais

O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Dom Pedrito promoveu um curso sobre a utilização de decíbelimetro. De acordo com o presidente do Consepro, Marcos Brum, o curso ocorreu graças a uma parceria entre Federação dos Conselhos Comunitários Pro-Segurança (Feconsepro), Consepro de Campo Bom e Prefeitura de Dom Pedrito. Policiais civis, militares e servidores da fiscalização municipal receberam o treinamento, que foi ministrado pelo presidente do Consepro de Campo Bom, Pedro Rogério Martins Duarte.

Para encerrar o treinamento, após uma aula teórica, foi a vez de acontecer uma aula prática no calçadão da Praça General Osório, onde todos realizaram medições dos níveis de pressão sonora no local – onde se encontrava uma caixa de som com música alta – além de medições em alguns veículos com som alto. Ao final do curso, todos receberam um certificado e estão aptos a realizar notificações a quem estiver excedendo o limite do nível de pressão sonora.

Saiba o que é decibelímetro

O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também chamado de decibelímetro, é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora e, consequentemente, intensidade de sons; já que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro, quando ponderada. Esse equipamento é normalmente calibrado para ler o nível de som em decibéis (uma unidade logarítmica).

O limite da audição humana é aproximadamente 0dB (equivalente a 20μPa) para um ouvido humano normal, e o limite antes da dor (sons extremamente altos) é aproximadamente 120dB, representando uma potência de 1012 maior que 0dB.[1] Atualmente, no mercado brasileiro, existem equipamentos digitais capazes de realizar medições entre 30dB até 130dB.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009