Conheça o Perfil Profissional do Técnico em Informática

30/junho/2016 às 17h01min
 Atualizado sexta-feira, dia 1 de julho de 2016 às 21h51min

O técnico em informática geralmente é visto como o profissional que salva os usuários quando os computadores travam. Quando aparece um problema ou uma dúvida, abre-se logo um chamado para o suporte e quem vem ajudar é o técnico. Mas na prática, ele faz mais do que suporte aos usuários. Ele está apto para configurar sistemas, instalar equipamentos, verificar as causas de falhas nos computadores, desenvolver sistemas, enfim, é um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho. Devido ao atual contexto de inovação tecnológica, as empresas buscam novos sistemas e máquinas modernas, tornando esses profissionais cada vez mais valorizados.

A melhor maneira de iniciar na carreira de técnico de informática é buscar um curso na área. A formação de um técnico em informática pode ser generalista, ou seja, atuar em várias frentes; assim, formando um profissional completo para o mercado de trabalho.

Os cursos técnicos para profissionais de informática estão cada vez mais em alta. A procura só aumenta. Isto porque existem muitas vagas para esta área dentro do mercado de trabalho brasileiro, e a tendência apontada por pesquisas é que essas vagas aumentem nos próximos anos, diante da demanda crescente de novas tecnologias de equipamentos e aparelhos portáteis como tablets, smartphones, notebooks e vídeo games.

Como todo profissional de TI, ele deve estar sempre se atualizando, ser comunicativo, participativo e ético. Deve ter espirito empreendedor e inventivo para solucionar os principais problemas que certamente irão surgir na sua profissão.

Conheça algumas áreas de atuação profissional do Técnico em Informática:

– Programação e Desenvolvimento de Sistemas: desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas das linguagens de programação.

– Desenvolvimento para Internet: desenvolve programas de computador para Internet. Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas para construir soluções e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos, sites e portais na Internet e na Intranet.

– Manutenção e Suporte em Informática: realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades. Instala, configura e desinstala programas e softwares básicos, utilitários e aplicativos.

– Redes de Computadores: instala e configura dispositivos de comunicação digital e softwares em equipamentos de rede. Prepara, instala e mantêm cabeamentos de redes. Configura acessos de usuários em redes de computadores. Configura serviços de rede, tais como firewall, servidores web, correio eletrônico e servidores de notícias.

De acordo com o Guia de Profissões e Salários de uma das maiores consultorias em Recursos Humanos do Brasil, o salário de um técnico em informática que está entrando no mercado pode chegar a R$ 1.300,00, em média.

A Qwerty Escola de Educação Profissional está com matrículas abertas para o curso técnico em informática. As aulas serão realizadas nas sextas-feiras à noite e aos sábados – manhã e tarde.

Para você mudar a sua vida e ter uma carreira de sucesso, ligue agora para a Qwerty Escola e saiba mais informações, através dos telefones 9927-7600 ou 3243-7600.

Por: Geyson Silva