Ambulância da Secretaria da Saúde é recolhida em Pelotas após dois autos de infração

    Local da infração - cedida pelo condutor

    Na manhã da última terça-feira (21), a Secretaria da Saúde teve uma ambulância recolhida na cidade de Pelotas, devido a mesma ser autuada por duas infrações de trânsito. A primeira por estar estacionada em local proibido – visto que o veículo ficou sobre uma ciclofaixa – e a segunda, de acordo com o auto de infração, por estar com licenciamento atrasado. Além disso, de acordo com os fiscais de trânsito, o condutor recusou-se a
    assinar as infrações cometidas e não estava portando os documentos do veículo. Fatos que culminaram com o recolhimento da ambulância, de acordo com o artigo 230 do CTB.

    O fato gerou grande repercurssão em Dom Pedrito, e diversas perguntas ficaram
    inicialmente sem respostas. De acordo com o condutor da ambulância, o local onde o mesmo deixou o veículo estacionado não apresentava sinalização adequada que permitisse uma visualização fácil; além disso, ele disse aos repórteres da Qwerty Portal de Notícias e do Jornal Ponche Verde, que haviam outros veículos que também tiveram o mesmo problema pela dificuldade de enxergar a demarcação do local, acrescentando que no momento da fiscalização, não havia nenhum paciente na ambulância, fato que chegou a ser comentado na cidade.

    A versão do condutor foi rechaçada pela Secretaria de Transporte e Trânsito de Pelotas. Segundo informações obtidas, o local é uma ciclofaixa e constam sinalizações bem claras, mas que embora este tenha sido um dos motivos para recolhimento da ambulância, não foi o determinante. O recolhimento foi ocasionado principalmente porque o condutor não estava portando documento obrigatório do veículo; além disso, segundo eles, o licenciamento estava atrasado e esta infração esta prevista no código de trânsito brasileiro e deve ser cumprido por todos os condutores. Ainda conforme os agentes, o condutor não aguardou o término dos procedimentos e recusou-se a assinar os autos registrados.

    De acordo com o Detran, onde foi feita a vistoria do veículo, houveram dois erros: um por parte deles – por não retirar a restrição administrativa de uma ocorrência anterior – e outro de responsabilidade da secretaria, por não verificar que desde o dia 31 de maio esta ambulância não poderia mais estar trafegando por falta de licenciamento.

    Em nota, a Secretária Municipal da Saúde, Ivanúcia Maciel Severo, se manifestou à respeito do episódio envolvendo a ambulância:

    – A referida ambulância teve sua documentação paga devidamente no prazo, sendo que o CRVA da cidade de São Leopoldo não deu baixa no sistema de uma ocorrência em 2015 (Falha reconhecida pelo órgão após serem contatados);
    – A ambulância não estava conduzindo paciente;
    – O motorista estacionou, sim, em local proibido, sendo que o valor da multa será descontado de seus vencimentos;
    – No aguardo da documentação, foi retirada uma licença para trafegar e o veículo já se encontra em viagem.

    Vale lembrar que esta ambulância a qual se refere a secretária esteve envolvida em uma polêmica ocorrência no ano passado, quando a mesma estava com os pneus sem condições de tráfego.

    Relembre:

    Dom Pedrito – Após doação de pneus, ambulância apreendida em Eldorado do Sul será trazida para a cidade

    Na quinta-feira (2) de julho, após deixar um paciente em Porto Alegre, uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Pedrito foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Eldorado do Sul.

    Ao cruzar no posto da PRF de Eldorado, a ambulância foi parada pelos policiais, que realizaram uma fiscalização no veículo e acabaram apreendendo mesmo, após constatarem algumas irregularidades. A ambulância foi recolhida ao Depósito de Veículos de Eldorado do Sul. Além do motorista, na ambulância estava um técnico de enfermagem. Ambos retornaram em um ônibus para Dom Pedrito. Ligamos para a PRF de Eldorado do Sul, mas ninguém soube informar o motivo da apreensão da ambulância.

    http://www.qwerty.com.br/2015/07/09/2015-07-09_dom-pedrito-apos-doacao-
    de-pneus-ambulancia-apreendida-em-eldorado-do-sul-sera-trazida-para-a-
    cidade/