Pediatra começa a atender no Pronto Socorro

O médico pediatra bajeense Felipe Khalil deu início, ontem (15/6), aos seus atendimentos como ‘2º médico’ do Pronto Socorro Municipal. Ele é contratado do próprio PS para atender no local todas as quartas-feiras, no horário compreendido entre 8h e 14h. “Nesse primeiro dia, atendi mais de 20 crianças”, disse Khalil minutos após terminar seu plantão.

Ele explica que o Pronto Socorro está sobrecarregado, com um número muito grande de pacientes e, destes, cerca de 60 eram crianças; o que se procurou resolver com a sua contratação, juntamente com o médico Nielsen Maurent que a partir de julho também atenderá no PS, no mesmo horário, só que às terças-feiras.

“Nossa chegada vai aliviar o Pronto Socorro, mas não resolver o problema da cidade. O ideal é que se tivesse melhor atendimento da saúde básica, nos postos de saúde da periferia. Uma cidade do porte de Dom Pedrito precisaria, também, para uma rotina normal de trabalho, pelo menos uns 6 médicos pediatras”, explica Khalil. Sabe-se que, com as licenças-médicas dos profissionais Cinara e Gilberto, apenas a médica Andréia Bohn vem atendendo como pediatra na rede SUS.

Os atendimentos dos médicos pediatras no PS também passará pelo ‘Protocolo de Manchester’, que é aquela triagem feita pela equipe de saúde (técnicos e enfermeiros), classificando o tipo de cada caso segundo a sua complexidade e o tempo que o paciente pode esperar. “Nos dias de maior demanda, nem todas as crianças serão atendidas; daí a necessidade de utilização do protocolo”, acrescenta o médico.

O médico Khalil também passa a atender em Dom Pedrito, particularmente, na Clínica Integrada de Saúde – Rua Júlio de Castilhos, 1802, no período da tarde das quartas-feiras.

Silvio Bermann


Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009