Presídio Estadual de Dom Pedrito recebe oito presos da DPPA de Canoas na região metropolitana

    Na madrugada de hoje (10), o Presídio Estadual de Dom Pedrito recebeu oito presos que estavam na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas, que fica na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com informações, a ordem partiu de um desembargador de Justiça em conjunto com o Secretário de Segurança via ordem judicial, para que estes presos viessem para Dom Pedrito. Inicialmente, eram para ser dez detentos – mas acabaram vindo oito, isto porque dois resolveram ficar na delegacia daquela cidade, visto que já estão terminando de cumprir suas penas.

    Dos oito presos que vieram, seis estão com prisões provisórias – os outros dois já foram condenados pela Justiça, sendo que um deles deve cumprir em regime fechado e o outro no regime aberto. De acordo com Sandro, diretor do presídio, “a instituição tem hoje capacidade para 167 detentos, e com a chegada destes oito presos, o local ficará agora com 158”.

    Havia, inicialmente, uma informação divulgada na imprensa de Porto Alegre de que seriam 20 presos, mas o que foi confirmado pela superintendência é que a quantidade realmente era de apenas dez.

    O motivo desta transferência é a superlotação das delegacias do Vale do Sinos, a interdição da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) – também por superlotação – e ainda a superlotação do Presídio de Montenegro por problemas estruturais, sendo esse outro lugar para onde esses detentos costumavam ser transferidos.