Novo efetivo da Brigada não virá para o interior, observa vereador

    Pedritense Uendel Marques foi capa do ZH (Foto: Diego Vara/Agencia RBS)

    A Secretaria de Comunicação do Palácio Piratini emitiu nota à imprensa destacando que a Academia da Brigada Militar, em Porto Alegre, recebeu, no dia 30 de maio passado, 207 novos PMs, “(…) em cerimônia prestigiada pelo secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini. O novo efetivo atuará no policiamento ostensivo e Corpo de Bombeiros, após o curso de formação”, destaca o texto.

    Em sua fala durante a cerimônia, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, explica que o curso tem duração de oito meses e a formatura dos PMs deverá ocorrer entre dezembro e janeiro próximos. Destaca, ainda, que em cerca de três meses os alunos, em caráter de estágio, já estarão policiando as ruas, devidamente acompanhados de policiais militares veteranos. Entretanto, o oficial superior faz referência a que esse reforço de efetivo será colocado nas ruas de Porto Alegre e região metropolitana.

    A propósito, o vereador Jorge Vogel (PP) recentemente esteve na capital do Estado com uma delegação de lideranças da região, para reivindicar que Bagé recebesse um curso de formação de PMs, como atrativo para o ingresso de mais alunos da região e sua possível permanência nestas cidades depois de formados. E ele recorda que, naquela oportunidade, o próprio coronel Freitas já havia anunciado que a próxima leva de PMs formados pela Academia da Brigada Militar não seria disponibilizada para o interior do Estado.

    É importante o registro para que Dom Pedrito e região não alimentem falsas expectativas e, por outro lado, continuem a se mobilizar pelo reforço de efetivos para nossas unidades da BM.

    Silvio Bermann