Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo se reúne para definir cronograma do desfile de 20 de setembro

    Macilon Carvalho

    Aconteceu na noite de ontem (06), no Rancho Farroupilha Antônio Cândido da Silva Netto, na Praça General Osório, a primeira reunião com a Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo de Dom Pedrito, para definir o cronograma do desfile de 20 de setembro. De acordo com Macilon Carvalho de Vargas, ainda irão haver outras reuniões para que o desfile ocorra dentro das normas.

    Lembrando que, no ano passado, o desfile foi suspenso devido às medidas de controle e defesa sanitária adotadas no Rio Grande do Sul, a fim de impedir a disseminação do foco da doença do mormo.

    Relembre

    Após uma reunião realizada na noite do dia 10 de agosto de 2015, no Rancho Farroupilha, ficou decidido que o tradicional desfile do dia 20 de setembro não irá acontecer neste ano. Participaram da reunião patrões e representantes das entidades tradicionalistas de Dom Pedrito.

    A decisão, que foi por voto (17 contra e 2 a favor da realização do desfile), se deve às medidas de controle e defesa sanitária adotadas no Rio Grande do Sul, com a finalidade de impedir a disseminação do foco do mormo. O foco da doença surgiu na cidade de Rolante, em junho deste ano. A zoonose é causada por uma bactéria que ataca mamíferos, na grande maioria equinos, podendo também contaminar os seres humanos que entrarem em contato com os animais doentes.

    Segundo o coordenador de Tradicionalismo, Luiz Carlos Coelho, a semana comemorativa aos gaúchos não será prejudicada, pois a programação será elaborada e contará com a colaboração das entidades (CTGs e PTGs), que deverão oficializar seus eventos até o dia 29 de agosto, desde que estejam quites com a contribuição de 2015.

    Conforme o coordenador, para o dia 20, deverá ser realizada uma grande mateada com a contratação de um show de outra cidade e a participação de invernadas de dança e artistas locais, encerrando a semana farroupilha com uma grande confraternização.