Tradicionalismo

    Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo se reúne para definir cronograma do desfile de 20 de setembro

    7/junho/2016 às 17h11min
     Atualizado terça-feira, dia 7 de junho de 2016 às 19h21min
    Macilon Carvalho

    Aconteceu na noite de ontem (06), no Rancho Farroupilha Antônio Cândido da Silva Netto, na Praça General Osório, a primeira reunião com a Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo de Dom Pedrito, para definir o cronograma do desfile de 20 de setembro. De acordo com Macilon Carvalho de Vargas, ainda irão haver outras reuniões para que o desfile ocorra dentro das normas.

    Lembrando que, no ano passado, o desfile foi suspenso devido às medidas de controle e defesa sanitária adotadas no Rio Grande do Sul, a fim de impedir a disseminação do foco da doença do mormo.

    Relembre

    Após uma reunião realizada na noite do dia 10 de agosto de 2015, no Rancho Farroupilha, ficou decidido que o tradicional desfile do dia 20 de setembro não irá acontecer neste ano. Participaram da reunião patrões e representantes das entidades tradicionalistas de Dom Pedrito.

    A decisão, que foi por voto (17 contra e 2 a favor da realização do desfile), se deve às medidas de controle e defesa sanitária adotadas no Rio Grande do Sul, com a finalidade de impedir a disseminação do foco do mormo. O foco da doença surgiu na cidade de Rolante, em junho deste ano. A zoonose é causada por uma bactéria que ataca mamíferos, na grande maioria equinos, podendo também contaminar os seres humanos que entrarem em contato com os animais doentes.

    Segundo o coordenador de Tradicionalismo, Luiz Carlos Coelho, a semana comemorativa aos gaúchos não será prejudicada, pois a programação será elaborada e contará com a colaboração das entidades (CTGs e PTGs), que deverão oficializar seus eventos até o dia 29 de agosto, desde que estejam quites com a contribuição de 2015.

    Conforme o coordenador, para o dia 20, deverá ser realizada uma grande mateada com a contratação de um show de outra cidade e a participação de invernadas de dança e artistas locais, encerrando a semana farroupilha com uma grande confraternização.