Comissão Contra a Influenza atende em média 12 pacientes por dia

    dr. fulvio
    Médico Fúlvio Pacífico

    O médico Fúlvio Pacífico, recém chegado ao município através do Provab (Programa de Valorização da Atenção Básica à Saúde), isto é, cedido pelo governo federal, está atendendo, juntamente com sua equipe instalada no PAM I (Posto de Atendimento Médico nº 1), prédio do INSS, apenas pacientes com síndrome gripal – além de queixas de problemas respiratórios em geral.

    “Atendemos pacientes de qualquer idade, inclusive crianças. No primeiro dia de trabalho (que foi no dia 31 de maio), tivemos cerca de 20 pacientes, mas passamos do horário normal já que a demanda era grande. Agora, temos atendido entre 12 e 14 pacientes por dia, em média”, destaca Fúlvio.

    O trabalho do clínico geral acontece pela Comissão Contra a Influenza, formada pela Secretaria Municipal de Saúde para fazer frente ao elevado número de casos de gripe que o município vem registrando, inclusive congestionando o Pronto Socorro. Na eventualidade de Elliézer Garcez | serem necessários exames, seja de sangue ou Raios X, o paciente é encaminhado ao Pronto Socorro e os resultados são liberados, dependendo do horário, no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte, para fazer a reconsulta e apresentar os exames ao dr. Fúlvio.

    O mesmo médico está encarregado dos atendimentos na zona rural do município, já tendo comparecido à Vila de São Sebastião, Distrito de Torquato Severo (no dia 2 de junho). “Mas, na zona rural, não há dia específico para atendimento. Estarei me deslocando quando houver missão e para onde for destacado”, ele explica.

    As consultas no PAM I estão disponíveis de segunda a quinta-feira, das 17h às 19h, por ordem de chegada.

    Silvio Bermann