Sem transporte escolar, estudantes têm aula na Praça General Osório

    Os alunos do ensino médio da Escola Técnica de Dom Pedrito estão vivendo um momento delicado quanto à falta de transporte para a escola, que fica localizada no km 245 da BR-293. Após manifestarem em frente à Prefeitura de Dom Pedrito durante a manhã de hoje (1°), pela parte da tarde, as seis turmas da escola tiveram aulas em vários pontos da Praça General Osório, numa espécie de seis salas de aulas ao ar livre.

    Sobre o protesto, Manoel Francisco Duarte Antunes, diretor da escola, disse que tratava-se de uma manifestação pacífica de pais, alunos e professores; visando solicitar o transporte dos alunos até a escola. “Em fevereiro desse ano, ficou acordado com o município que uma contratação emergencial iria ser feita para que os alunos pudessem ter o transporte. Entretanto, a contratação ainda não foi feita. Os alunos estão pagando transporte há três meses e não estão mais aguentando essa situação”, explica o diretor.

    Manoel Francisco ressalta que não tem como cobrar do Estado o que é obrigação da Prefeitura – que é a contratação emergencial do transporte, visto que o dinheiro para tal está no caixa do município. “Esse dinheiro está à disposição e não está sendo utilizado para o transporte público de nossos alunos”, diz.

    No momento da manifestação, o prefeito Lídio Bastos foi até o local onde estavam concentrados pais, alunos e professores e informou que no dia 13 de junho haverá licitação para o transporte.

    Aulas na praça

    Antunes ainda diz que, como os alunos não têm transporte para chegarem à escola, a direção da instituição optou para que as aulas fossem realizadas na praça. “Optamos pela praça pois, para cada dia parado nosso, nós precisaríamos de dois sábados letivos para poder recuperar. Então nós não teríamos isso até o final do ano, caso parássemos muitos dias”, conta Manoel.

    O diretor ressalta ainda que a esperança é que a situação se resolva em breve e que os alunos possam voltar à rotina normal de aulas. De hoje até sexta-feira (3), as aulas serão realizadas na Praça General Osório.

    Turno da manhã: 8h às 11h55; turno da tarde: 8h às 11h55. No sábado (4), haverá aula apenas para o 3º ano no turno da manhã, das 8h às 11h55.

    Deixamos o espaço aberto caso alguém queira se manifestar sobre o assunto.