PIB do primeiro trimestre recua 0,3%

    1/junho/2016 às 12h22min
     Atualizado quarta-feira, dia 1 de junho de 2016 às 14h44min

    O PIB recuou 0,3% na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o quarto trimestre de 2015. É o quinto resultado negativo consecutivo, acentuando a recessão.

    Na comparação com o mesmo período de 2015, houve contração do PIB de 5,4%. No acumulado dos quatro trimestres terminados nos primeiros três meses 2016, o PIB registrou queda de 4,7%, o pior nos últimos 20 anos.

    Todos os setores tiveram recuos em relação ao trimestre anterior, inclusive a agropecuária variou negativamente 0,3%, muito devido a quebra na safra de milho. O recuo maior foi da indústria que caiu 1,2%, o comércio encolheu 1% e os serviços apresentaram variação negativa de 0,2%.

    A indústria da transformação apresentou resultado negativo pelo sexto trimestre consecutivo e a construção teve o recuo mais expressivo do trimestre na indústria, que foi de 1%. No setor de serviços, na ponta da cadeia, os serviços de informação apresentaram as maiores quedas em relação ao trimestre imediatamente anterior, recuo de 0,7%.

    Outro dado do trimestre é que as exportações de bens e serviços tiveram expansão de 6,5%, enquanto que as importações de bens e serviços recuaram 5,6%. Já a despesa de consumo do governo cresceu 1,1% em relação ao quarto trimestre de 2015.

    Economistas esperam que este seja o maior recuo do ano, o que seria um indicativo bom a medida que sinalizaria que o país já chegou ao fundo do poço e poderia apresentar recuos menores a partir dos próximos trimestres. Mas ainda não há sinal de crescimento. O Boletim Focus do Banco Central aponta queda do PIB de 3,81% no final de 2016.