Nefrologista bajeense começará a atender em Dom Pedrito

    O médico bajeense Rodrigo Braga Jorge, nefrologista titular da Sociedade Brasileira de Nefrologia e Associação Médica do Brasil, a partir deste mês de junho começará a atender em Dom Pedrito, no novo Centro Integrado de Saúde – localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1802.

    Rodrigo formou-se em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas e, posteriormente, transladou-se para Curitiba – Paraná, onde passou 5 anos fazendo Clínica Médica em Nefrologia na Santa Casa daquela cidade e também atuando nas UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) de Curitiba.

    Embora recebendo propostas de várias instituições Brasil afora, o nefrologista optou, há cerca de um ano atrás, por retornar a Bagé, passando a atuar na clínica de seu pai, o também nefrologista Manif Curi Jorge. Naquela cidade, reencontrou colegas da época de Faculdade – vários dos quais estão vindo atender em Dom Pedrito, no Centro Integrado de Saúde, a quem resolveu somar-se e também prestar seus serviços, vindo ao município inicialmente uma vez por mês.

    “O maior motivo de minha vinda é em função de não haver nefrologista em Dom Pedrito. E, em Bagé, eu, meu pai e o dr. Marcelo recebemos muitos pacientes daqui, a maior parte deles já nos procurando com doenças renais crônicas, bem avançadas, em alguns casos precisando imediatamente de hemodiálise. É que as doenças renais são silenciosas e se torna fundamental que se faça periodicamente um rastreio para identifica-las. É justamente esse serviço que venho prestar aos pedritenses”, justifica o dr. Rodrigo.

    Estatísticas comprovam que a cada 10 pessoas adultas, uma é portadora de doença renal crônica. As principais causas são hipertensão arterial e diabetes. Depois, causas genéticas, como doença policística; além de pedras nos rins e infecções renais repetitivas. Alguns medicamentos também podem levar à doença, como o uso indiscriminado de anti-inflamatórios.

    Contatos com o nefrologista podem ser feitos através do telefone (53) 9998-9876.

    Silvio Bermann


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009