Cerimônia de inauguração do ESF Santa Maria é marcada por fala polêmica do prefeito sobre vereador da oposição

    Após o aluguel do prédio do Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Santa Maria ser pago mensalmente durante um ano enquanto o local passava por reformas, o ESF foi inaugurado na manhã desta terça-feira (31), com a presença de inúmeras pessoas ligadas à administração municipal; bem como alguns moradores dos bairros Santa Maria e Sagrada Face.

    A pressão da comunidade e de alguns vereadores de oposição era grande, devido a demora na abertura do prédio. Inclusive, na tribuna da Câmara de Vereadores, o vereador de oposição Eroni Jorge de Souza (PP), com uma vela acesa, cantou ‘parabéns a você’ quando o aluguel do prédio completou um ano e ainda estava fechado.

    Hoje (31), na cerimônia de abertura, a secretária de Saúde Ivanúcia Maciel disse que a demora na abertura do prédio ocorreu devido às inúmeras obras que foram feitas no local: uma delas na parte elétrica, que precisou ser transformada em uma rede trifásica. A secretária ainda afirmou que o local só foi aberto à comunidade quando estava em plenas condições de receber as pessoas daquele bairro, visando proporcionar um atendimento de qualidade – o que é direito de todo cidadão receber. Ela ainda destacou que é muito gratificante levar o ESF para quase todos os bairros da cidade.

    No ESF será realizado atendimento odontológico – juntamente com uma unidade móvel que funcionará duas vezes por semana. Nas segundas e terças-feiras haverá atendimento médico. Já nas quartas-feiras, o atendimento será exclusivo para gestantes. As quintas-feiras serão de atendimento a domicílio e as sextas-feiras serão reservadas para exames preventivos.

    O prefeito Lídio Bastos chamou a atenção para o índice positivo que sua administração conquistou quanto aos ESFs. De acordo com o prefeito, em 2012, apenas 18% da cidade recebia o Estratégia de Saúde da Família. Hoje a cidade atende 72% da comunidade com o programa. Sobre o gabinete odontológico, o prefeito explicou que o mesmo está passando por reparos e deve estar pronto em 15 dias.

    O prefeito ainda criticou a falta do vereador Souza na inauguração do prédio…

    “Embora com a demora e hoje sem velinha – porque o homem da velinha deveria estar aqui para ver o trabalho – o vereador que acendeu a velinha lá. Espero que ele venha aqui comemorar. Nem o deputado Tiririca, que é um palhaço, faz esse tipo de coisa. Queria ver o vereador aqui com a velinha comemorando”, disse Lídio.