Maio Amarelo: palestra com Tenente Coronel Ordeli reúne grande público

24/maio/2016 às 17h54min
 Atualizado quarta-feira, dia 25 de maio de 2016 às 13h37min

O Salão de Atos da Escola Estudal de Ensino Médio Nossa Senhora do Patrocínio foi palco de mais uma atividade do movimento Maio Amarelo. Na manhã desta terça-feira (24), a palestra “Trânsito Seguro Todos Somos Responsáveis”, reuniu um grande número de pessoas no local.

O Tenente Coronel da reserva da Brigada Militar, Ordeli Savreda Gomes, palestrou sobre o tema e levou números que chamam a atenção para o grave problema que vivemos atualmente – que são os inúmeros acidentes de trânsito que ocorrem no Brasil.

Em 2013, mais de 42 mil pessoas morreram no trânsito. Atualmente, 60% dos envolvidos em acidentes de trânsito são homens de idades entre 18 e 44 anos, e 90% dos acidentes são causados pelo fator humano. Dados afirmam, segundo o palestrante, que o trânsito é a primeira causa de morte de jovens de 15 a 29 anos. “Evitando as infrações, evitamos as consequências, que são os acidentes”, destaca Ordeli.

O evento reuniu alunos, professores e autoridades do município, como representantes da 3ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada, Brigada Militar, Consepro, vereadores e o prefeito Lídio Bastos – que fez o uso da palavra, chamando a atenção de todos para o uso do celular enquanto se dirige. Segundo Bastos, é de vital importância que as pessoas percam o hábito de utilizar o aparelho telefônico quando dirige. “Eu mesmo quase atropelei um ciclista quando fui atender o telefone. Desde então, não atendo mais o celular enquanto dirijo”, contou o prefeito.

Logo após a palestra, aconteceu uma caminhada no centro da cidade, referente ao movimento Maio Amarelo. A caminhada foi até a Praça General Osório, onde encerrou com o show do cantor pedritense Vitor Silva. Ações de saúde também foram desenvolvidas no local.