Evento

    Audiência Pública na Fenarroz irá tratar sobre prejuízos causados pelo excesso de chuvas na safra de grãos

    22/maio/2016 às 21h51min
     Atualizado domingo, dia 22 de maio de 2016 às 21h51min
    Divulgação

    O dia 26 de maio será assinalado pela realização de audiência pública para tratar sobre as alternativas para os produtores de arroz e soja atingidos pelos problemas climáticos ao longo da safra 2015/2016. O evento ocorrerá durante a 19ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), no Parque de Exposições de Cachoeira do Sul, a partir das 9h.

    O evento está sendo organizado pelo deputado federal Afonso Hamm, que é vice-presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e pelas entidades ligadas ao setor. Neste mesmo dia, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, participará da abertura oficial da feira.

    A realização da audiência, conforme Hamm, partiu das necessidades apontadas pelos produtores que tiveram inúmeros prejuízos com a safra de grãos, devido ao excesso de chuvas ocorridas no Estado. “Alguns produtores perderam quase que a totalidade da produção e outros tiveram perdas significativas que estão prejudicando economicamente”, observa.

    Convidados

    O tema em pauta será apresentado por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério da Fazenda; presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto; presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva; representantes de Sindicatos Rurais; Associações de Produtores; presidente da Federação das Associações dos Municípios (FAMURS), Luís Carlos Folador; secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo; presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles; presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz; presidente da Emater/RS, presidente Clair Tomé Kuhn; presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (APROSOJA), Décio Lopes Teixeira; representantes da CONAB e das instituições financeiras: BNDES, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil.

    Norton Ferreira