Prevenção contra diabetes em alunos da rede municipal terá projeto piloto

    18/maio/2016 às 10h31min
     Atualizado quarta-feira, dia 18 de maio de 2016 às 12h37min

    Gestado pela equipe do vereador Renato Chiaradia (PP) no ano de 2015, o projeto denominado Prevenção e Controle do Diabetes em Crianças e Adolescentes nas Escolas da Rede Pública Municipal têm agora a parceria do Rotary Clube Obelisco da Paz.

    Esta união de esforços foi oficializada no dia 13 de maio, quando a presidente do clube de serviço, Denise Soncini, juntamente com a rotariana Joselane Silveira, estiveram no gabinete do parlamentar onde encaminharam as primeiras ações práticas. Foi acertado que, sob a coordenação do Rotary, será desenvolvido um projeto piloto tendo por local a escola Alexandre Vieira. No dia 25 de maio, quarta-feira, a comunidade escolar daquele educandário estará recebendo os organizadores do projeto para a primeira reunião de trabalho, visando o inicio das atividades propostas.

    Finalidade

    O projeto visa a prevenção desta grave doença, priorizando a saúde e a qualidade de vida dos jovens desenvolvendo, para isto, nas escolas da rede pública municipal, ações de orientações e acompanhamento em questões relacionadas a alimentação e exercícios físicos adequados, por exemplo.

    Com alguns cuidados são evitadas certas complicações na fase adulta, como cegueira e doenças cardiovasculares que podem levar inclusive a amputação de membros ao longo do tempo. “Estas complicações decorrem muitas vezes da falta de conhecimento e tratamento precoce do diabetes”, explica Chiaradia, ressaltando a participação fundamental nessa iniciativa do Rotary Clube Obelisco da Paz.

    Câmara de Vereadores