Lançado o primeiro plano da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria

    Foi realizado na manhã do dia 29/04, no Centro Empresarial de Rosário do Sul, o evento de lançamento do Primeiro Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria; uma realização do Governo do Estado – através do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul (DRH-SEMA) – em parceria com a Fepam e o Comitê Santa Maria. Sua elaboração foi iniciada no ano de 2013, com o lançamento do Edital da licitação, a qual a empresa Profill Engenharia e Ambiente LTDA. foi vencedora para executar os estudos técnicos de subsídio à elaboração do Plano. Os trabalhos começaram em dezembro de 2013 e sua conclusão ocorreu em abril do ano corrente.

    Estiveram presentes no evento mais de 50 pessoas, dentre elas a direção e membros do Comitê Santa Maria, autoridades da região, técnicos da Profill Engenharia e Ambiente Ltda. e Ana Pellini, secretária Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul. Em sua fala, o presidente do comitê Roberto de Carvalho, ressaltou que o plano foi desenvolvido e concluído atingindo seus objetivos técnicos e de articulação com os atores ligados à questão da água na bacia. A secretária Ana Pellini destacou em sua manifestação, que a SEMA está à disposição do Comitê Santa Maria para que o Plano saia do papel e seja um instrumento de transformação regional. Mencionou ainda a intenção do Estado em implantar a Agência de Bacia, um importante instrumento do Sistema de Recursos Hídricos.

    Além de marcar a conclusão dos trabalhos técnicos, o evento de lançamento apresentou o encarte com a síntese das principais informações produzidas no Plano de Bacia. Uma publicação em linguagem não técnica e bastante ilustrativa, que oferece um conjunto de informações sobre a situação atual das águas na bacia, as proposições para o futuro, as metas a serem alcançadas e atividades a serem desenvolvidas na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria. O Comitê Santa Maria realizará a distribuição dessa publicação nos municípios envolvidos. Aos que tiverem interesse em acessar esse material de divulgação , podem entrar em contato direto com a Secretaria Executiva do Comitê (comiteriosantamaria@gmail.com ou 55 3231-3063).

    O Plano de Bacia é uma grande conquista para a sociedade local; entretanto, é o início de um novo ciclo, que busca a gestão com os instrumentos legais, fundamentados tecnicamente e pactuados com os diversos atores estratégicos da bacia. Onde cada um poderá contribuir para a melhoria e a manutenção das águas e o desenvolvimento com seu uso racional e equilibrado.


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009